re)Construção
Para saber se a colher e a pá, padecem nas mãos do servente e do pedreiro, repare bem se elas estão ou não, com as lâminas desgastadas.
A observação precoce e a mudança de postura na conduta técnica de uso, determinam a vida útil das ferramentas; gerando maior lucratividade e econômia.
Requisitos básicos na solidez das estruturas da construção e beleza da fachada; motivo de alegria dos olhos de quem a vê, tanto quanto, do bolso do patrão.
Estático
Se queres conhecimento, estude e insistentemente, pesquise por anos a fio; por fim, serás reconhecido, pois o conhecimento é estático.
Contudo, se queres ser sábio, esqueça todo conhecimento adquirido. Em tempo, o sábio não almeja o domínio de nada, portanto não se reconhece, no reconhecimento; mas na reconstrução de tudo, sempre.
O sábio é como o vento: por ser oculto e inalcançável, vendo, soprando o acalento do frescor e observando tudo, está presente em todo lugar. Está presente em todas as coisas.
Labor
Um pássaro canta, não por que decorou as notas, mas porque levou certo tempo compondo e harmonizando as notas, para posteriormente, afiná-las em acordes e arranjos da seringe.
Um pássaro voa para lugares distantes e apura os ouvidos, cuja finalidade é descobrir a música que mais lhe agrada; e fazer não fazer dela sua melodia cancioneira, mas dividi-la com todos àqueles que apreciam a mesma canção.
Neste quesito, cada pássaro é parte da espécie; e não é preciso Ser ornitólogo para decifrá-la.