Qual a Diferença entre Provérbio e Lei?

Provérbio parafraseado:

Chicote trançado que chicoteia o lombo de Chico, causando vergões, chicoteia o lombo de Francisco.

Primeira lei dos Justos Iqualitários:

Os Druidas alquímicos que formulou o veneno, dosou-o nas provetas e poções em quantidades exatas, para todos.

No popular:

Pau que dá em louco, é o mesmo que dá em sanos.

Quem inventou o veneno, o fez para todos.

Iluminado:

Em um sistema, totalmente omisso, corrupto e injusto pela ignorância e obscuridade, é preferível sofrer uma injustiça, que ser mais um à cometê-la.

Qual é a Diferença entre Provérbio e Lei?

Os provérbios alertam os ignorantes do perigo, os quais aprendem e acatam; já as leis - se não houver má interpretação e interferência monetária de compra e venda - executam os inteligentes pelos estúpidos atos praticados.

Faltando com a racionalidade proverbial ou valendo-se das leis dos inteligentes, ontem uma juíza foi liquidada pelo ex-marido.

P.S.: para os sensatos de olhos e coração, todo sofrimento que acontece ao redor dEles, ainda que indiretamente, foi motivado por cada um dEles; pois mesmo que não queiram, a omissão é um dos males humanos.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 26/12/2020
Reeditado em 28/12/2020
Código do texto: T7144269
Classificação de conteúdo: seguro