Prevendo a Mesquinhez Futura
Quando o bezerro berra, desesperadamente, um dos motivos é o sumiço e a perda da mamadeira dada pela sua mãe, dona Vaca; o outro possível, é por sentir o cheiro de carnes no braseiro e temeroso, saber que poderá seguir o mesmo destino de seu pai, que por imposição de seu dono, foi enviado para um passeio temporário no matadouro e sabe-se lá o motivo, nunca mais voltou para alegrar e ensinar seu filho as boas maneiras de portar-se, de ser humilde diante dos quadrúpedes de chifres afiados e brutos.
Explor(a)ção Capitalista
Em contrapartida, o explorador explora, come, explora, mas não quer ser comido pela Covid e explorado por outro glutão ganancioso faminto.
Mesquinhez
Ao passear pelo Jardim Botânico, farto desjejum, automóvel Jaguar no estacionamento, óculos escuros na cara, Iphone na mão, máscara na boca, sapatos lustrados nos pés, gravata pendulando no peito, soprando a brisa, selfies nos canteiros de flores, ouvidos entorpecidos pelos pios dos pássaros, o estômago começou a revirar; fazendo-me disparar para o Solarium Alívio. Terminado o serviço e livre do desconforto repentino, notei que trouxera o quase...; embora me faltasse tudo. Me virei com pude...
Como aprendizado, nem todo anel de ouro cobiçado pelos olhos e coração, é necessário, útil e essencial aos dedos com unhas postiças esmaltadas.