SAÚDE, EDUCAÇÃO E AMOROSIDADE
Após três dias de aprendizado, os profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) e gestores de diversos municípios retornaram para os seus territórios levando na bagagem mais conhecimento e tecnologia para trabalhar com o povo. E mais uma vez, seguindo os passos do primeiro dia, este educador popular contribuiu com esta construção, que em muito dialoga com a educação popular em sua interface com a educação permanente em saúde.
As triplas foram formadas como sinal de que o conhecimento se pratica juntos
A saúde passou a ser pessoa com história e significado
A Educação passou a ser pessoa, com história e significado
A amorosidade passou a ser pessoa, com história e significado
De mãos dadas, os trios ou triplas iniciaram um diálogo orientado e provocado pelo educador
"Saúde, educação e morosidade" como mística de envio
Oh Saúde!: fale aí para a educação e a amorosidade o que você está levando na bagagem!
Bem, os ecos deram a sonoridade ao ambiente e as luzes dos olhares "alumiaram" o universo das mentes em profusão de palavras verbalizadas e escutadas...
Oh Educação! Agora é a sua vez: fale o que você capturou de mais significativo e está levando para compartilhar junto aos trabalhadores e usuários da sua região!
Mais uma vez os ecos do ambiente se fizeram sinfonia de olhares, dizeres e cantares...
E as triplas, na justa forma de "um por todos e todos por um" simbolizada no encontro das mãos, foram se aconchegando uns nos outros, para afirmarem e reafirmarem o proveito e o compromisso que está posto: nenhum saber deve ser desperdiçado, quando se deseja crescer juntos e misturados em nossos projetos de vida.
Oh amorosidade! se achegue aí em todos nós! Fale agora tudo que é inerente a você, para compartilhar neste momento.
A amorosidade falou e disse. A amorosidade trocou impressões e expressões, se fez emblema de afeto, alegria e sons em palavras e canções. Foi bonito de se ver o "contagio" dos afetos, o "conatus em vivência de pensar e compartilhar o aprendido, para lançar como sementes pelos caminhos da vida e trabalho em saúde.
E assim, mais uma "animada" vivência participante se fez, em diálogo com os objetivos do processo.