De ouvido no Futuro
Enquanto aparo os fiapos de grama, ouço o debate de peitos nus raspados esparramados no gramadão da Faculdade de Humanas:
- Gai, o que o broder acha de cavalo trotar sobre telhado?
- Estava com, ou sem cangalha; outra pergunta: o cavalo portava ferraduras? Sabe mai fren, acho legal, muito legal a crendice que a IA resolverá os problemas humanos, tanto quanto, as histórias que enunciam os tempos modernos. Esse lance de cavalo em cima de telhado, é pirante, fenomenal; e digo mais: se plantam árvores, significa que podem 10 matar, sim.
- bichu, não tinha pensado, sobre...; por analogia, se nasce minino e minina à toda hora, liberemos o genocídio.
- caraca, verdade. Um pensamento pirado, inspira o pensamento em outra mente; e na próxima eleição, faço coro nessa ideia: votarei Bolsonaro.
- Dois. Até agora era Lula até debaixo d'água, mas uma vez que tem morrido gente aos montes nas enchentes, nos estouros de barragens, somado a questão do cavalo, do desmatamento de árvores, nascimentos e genocídio, votarei seco em Bolsonaro. Chega de chover no molhado.
- já lambeu a seda, o que facilita a feitura de um canal e nele, correr os dedos e desfiar os grânulos, enrolar, tocar fogo e puxando forte o fumacê na boa, continuar com nosso intelectualismo; que é barato para a maioria, mas para Eu, você, Eles e nós de mesma ideologia, é valiosíssimo?
- debate revolucionário, brô!
- Iééé, men!
O zunzunzum fluia e a máquina de aparar conversas, ainda que ruidosa, continuava roçando grama. Vez para outra, mandava uma pedrinha para o ar, mas nada encomendado, portanto, nenhuma delas tinha alvo definido.
Eu, na condição de gari e jardineiro, seguia silencioso, empurrando o equipamento em todas as direções. Nesse vai e vem, contínuo, pensava os anos vindouros; e entre as falas e a síntese reflexiva do ouvido, digeria a tese, que o sábio e o tolo será aquilo que sai de sua boca; ou, do silêncio. Todavia, os néscios e tolos não suportam o berro do silêncio...; com efeito, o silêncio não exterioriza, e sim, internaliza, chama atenção para a necessidade de mudança de comportamento.
Contudo, às vezes faz-se necessário o sábio abrir a boca para dizer que "humildade, simplicidade, respeito e solidariedade é a mais sofisticada aliança, dentre todas as alianças". E um dia qualquer, a IA também terá o prazer de professar e propagar essa ideia.
Aguardemos com fé e esperança.
P.S : da série "Ouço por aí, fofoco aqui".