SIGNIFICADO DO PERDÃO


 
 
 
 
 
Vejam caros leitores e amigos quantas coisas podem significar o perdão segundo os nossos dicionários.
 
Substantivo masculino - Remissão dos pecados. (religioso)
Ação de se livrar de uma culpa, de uma ofensa, de uma dívida; Indulto.
Ação através da qual uma pessoa está dispensada do cumprimento de um dever ou de uma obrigação.
Interjeição - Expressão que se utiliza para pedir desculpas. Perdão! Não tive a intenção de ofendê-lo, de magoá-lo, de prejudicá-lo.
Etimologia (origem da palavra perdão). Do latim perdonet/perdonare/ per + donare.
Perdão é sinônimo de absolvição, indulto, remissão, graça.
Perdão é exatamente o oposto de culpa, pena, condenação, rancor.
Mas nos dicionários onde pesquisei não aparecem o real e principal significado do perdão que é abstrato ou um sentimento É um substantivo oculto que se encontra no âmago do ser humano. Em algumas pessoas o perdão está arraigado de tal forma que não encontra veia livre para se manifestar. Substantivo Abstrato. Substantivo que designa sentimentos, emoções, características, qualidades etc. Exemplos: felicidade, alegria, esperança, amor, dor, fulgor.
É necessário dizer que nos tribunais, claro, não podemos generalizar, alguns magistrados concedem perdões falsos e que não são deles ou das suas convicções. Não vem dos seus corações. Concedem perdões baseados nas provas materiais e humanas trazidas aos autos, muitas vezes frágeis e sem substâncias, porem convincentes aos olhos e afirmações dos espertos causídicos.
Muitas vezes nós pobres seres grosseiros, suscetíveis de todos os erros, vícios e maldades do mundo nos culpamos por alguma ação impensada praticada com açodamento e não conseguimos nos perdoar. E insistimos em não perdoar o nosso próximo.
Paro por aqui. Teríamos assuntos para falar do perdão por horas e horas, tal a vastidão de motivos que ele enseja. Concluo afirmando que o ato de perdoar ainda é, depois do amor, o mais nobre dos sentimentos.