INTEGRIDADE
( Samuel da Mata )

Diz um ditado mineiro, "O tempo é quem cura o queijo ".

Quando a gente se descobre, lá na adolescência, as fúteis comparações nos inquietam a alma. Não aceitamos o cabelo, a altura, a cor e nenhum dos traços físicos. O ideal físico se baseia em pseudo-personagens ou nas estrelas do cinema.

 

Passada a adolescência, regra geral, passamos a aceitar quem somos e não mais nos mirarmos em pontos fora da curva normal da vida. Já não queremos mais ser ninguém, senão a nós mesmos.

O cozer da maturidade é que nos ensina a auto-aceitação, a tolerância e a gratidão. É preciso conhecer o vazio de Marte para dar o verdadeiro valor à Terra.

Depois dos quarenta já somos integrais. Já não queremos tirar nem por mais nada em nós. Aprendemos a amar a calvice, as marcas dos partos e até mesmo as rugas.

Um dia, lá na quarta idade, quando a degeneração impõe a retirada de qualquer das partes, ouvimos um triste, mas sincero, lamento: " por favor, me levem todo, mas não me arranquem os pedaços". 

Do ponto de vista mental também somos assim, acaba-se o prazer da vida quando perdemos aqueles a quem aprendemos a amar.

Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 10/12/2020
Reeditado em 07/04/2024
Código do texto: T7132552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.