O MASCATE VIAJANTE
Junto com os primeiros raios de sol, chega à cidadezinha o Mascate Viajante. Traz consigo suas centenas de coisas na mala, do tipo baú. Parando em cada esquina da vida mostrando seus tarecos. Logo o povo o cerca, pois que, atraídos pelo sonido dos muitos metais a sacolejar ao redor de sua carruagem, por ninguém passa despercebido. Tudo é brilho, tudo é cor, tudo é pó de uma longa jornada, tudo é bobagem...
São tantos e tão variados objetos que não se pode olhar um sem escorregar os olhos no outro. Todos tirados da velha arca e colocados cuidadosamente sobre um veludo azul marinho cintilante.
Com ar de superioridade revela a data e as circunstâncias de cada uma daquelas peças. Reinos antigos, famílias nobres, símbolos de guerra, vitórias e derrotas. Tudo contado em detalhes com o exagero que a inspiração do dia lhe permita. Não são mentiras, são histórias encantadoras!
Suas palavras se projetam no vento tais quais páginas rasgadas de um livro de contos. Invadindo a alma de seus ouvintes e aquecendo corações adormecidos. Quem escuta o mascate, jamais será o mesmo.
Seguindo ele, parando aqui e acolá, senta-se à sombra de uma árvore para descansar da vida. Ao olhar sua mala, estranhamente não tem vontade de abrir para contemplar suas relíquias, seu passado. No fundo sabe que são apenas quinquilharias de pouco valor. Ainda não encontrou o que procura... Não contou todas as suas histórias de vendilhão.
Chegando o ocaso, é hora de se levantar e seguir seu caminho rumo a outros horizontes. O mascate não pára! Está sempre viajando pelos caminhos do coração. À procura da "jóia rara"...
Vasculhando as redondezas do mundo finalmente encontra a almejada... Pérola sem igual! Tão pequena que mal se vê na palma de sua mão. Ninguém jamais notou o seu valor real.
O mascate não tem dúvidas! Lança mão de tudo o que tem. De todos os seus vinténs. Vende tudo o que possui. Grande ou pequeno, valioso ou simples. Achou afinal a "jóia rara"!
A pequena pérola negra...
Meu amor!
Estou fadigado, mas jamais vou desistir de te procurar...
Espere-me pérola minha... Teu valor é inestimável! Prossegue tua caminhada, pois toda jóia tende a brilhar e encantar a todos quanto a cercam. Que ninguém te despreze, nem te magoe, nem te faça sofrer, por inveja da tua alegria de viver, da tua beleza. Este velho mascate te achará e te levará, nos braços, para um lugar distante, onde os sonhos são possíveis e sofrer, apenas lembrança.
Um dia te encontrarei e comprar-te-ei com a própria vida, por preço de amor. Então, estarei para sempre ao teu lado não te deixando sozinha, jamais. Juntos, atravessaremos o véu da vida, de mãos dadas, rumo à eternidade, onde os tesouros são apenas os sentimentos e as riquezas, pura simplicidade.