O galo e a galinha carijó
Eu tenho um belo galo
e uma galinha carijó,
que ciscam o dia inteiro
no maior forrobodó.
Ao amanhecer o dia,
Há festança no terreiro,
cantando cocoricó,
o galo acerta meu ponteiro.
Quando chega à tardinha,
Sobe o galo no poleiro,
Cala o bico a galinha,
Que silêncio no galinheiro!
Interpretação
1º) Qual o título do poema?
2º) Quem é a autora do poema?
3º) Quem são os personagens do poema?
4º) Você já viu uma galinha ou um galo? Onde você os viu?
5º) Descreva como eles são:
6º) O que o galo e a galinha faziam durante o dia?
7º) Ao chegar à tardinha o que acontecia no galinheiro? Explique:
8º) O que a autora quis dizer no verso “Cantando cocoricó, o galo acerta o meu ponteiro”?
9º) No poema tem uma palavra desconhecida; “forrobodó”, que significa “confusão”, “trapalhada” ou “falta de disciplina”. Por que vocês acham que os personagens do poema faziam “o maior forrobodó”?
10º) Circule no poema as palavras que rimam.
11º) Agora faça uma bela ilustração para o poema.
Eu tenho um belo galo
e uma galinha carijó,
que ciscam o dia inteiro
no maior forrobodó.
Ao amanhecer o dia,
Há festança no terreiro,
cantando cocoricó,
o galo acerta meu ponteiro.
Quando chega à tardinha,
Sobe o galo no poleiro,
Cala o bico a galinha,
Que silêncio no galinheiro!
Interpretação
1º) Qual o título do poema?
2º) Quem é a autora do poema?
3º) Quem são os personagens do poema?
4º) Você já viu uma galinha ou um galo? Onde você os viu?
5º) Descreva como eles são:
6º) O que o galo e a galinha faziam durante o dia?
7º) Ao chegar à tardinha o que acontecia no galinheiro? Explique:
8º) O que a autora quis dizer no verso “Cantando cocoricó, o galo acerta o meu ponteiro”?
9º) No poema tem uma palavra desconhecida; “forrobodó”, que significa “confusão”, “trapalhada” ou “falta de disciplina”. Por que vocês acham que os personagens do poema faziam “o maior forrobodó”?
10º) Circule no poema as palavras que rimam.
11º) Agora faça uma bela ilustração para o poema.