RELEITURA, PLÁGIO E ROUBO

Demétrio Sena - Magé

A diferença entre releitura e plágio? Vamos lá. Releitura é quando você faz uma intervenção na obra, deixando explícito que ela não é sua. Você só interferiu, como forma de homenagem ao autor do original, sem fazer esse original "sumir", na sua intervenção. Isso é legítimo e permitido.

Plágio é quando você usa truques para disfarçar uma obra original, de modo que possa torná-la (indevidamente) sua... com sua assinatura. Muitos têm a cara de pau de, em uma poesia, por exemplo, trocar a ordem dos versos, as palavras por sinônimos e publicá-la como própria. Com o seu nome. Outros sonegam os autores, com aspas nas íntegras ou nos fragmentos, apostando que muitos lhes atribuirão as autorias.

Mas tem pior: alguns copiam na íntegra, obras literárias ou de arte menos conhecidas e assinam sem medo nem drama de consciência. Esse caso já não é releitura, plágio nem esperteza entre aspas. É roubo "na mão grande", mesmo.

Quem aqui não vê tudo isso todos os dias?

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 30/01/2024
Código do texto: T7988237
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.