A VIVÊNCIA DOS QUATRO BANHOS

A vivência dos quatro banhos

É uma experiência marcante

Pode até parecer estranho

Para quem olhar um instante

Mas se observar as imagens

E a esta rima der atenção

Vai entender pela abordagem

O seu sentido e dimensão...

 

Numa segunda feira, desta era contemporânea, um coletivo composto por educadores e educandos e a participação de residentes de outros estados - que vieram a Fortaleza vivenciar as experiências de educação popular em saúde e de práticas integrativas promovidas no contexto da rede de saúde de Fortaleza e dos movimentos da cidade - tiveram a oportunidade de vivenciar este grande momento dos “Quatro Banhos”, prática terapêutica conduzida pelos educadores e terapeutas do movimento de práticas e educação popular em saúde.

 

Os quatro elementos da natureza

O fogo a terra a água e o ar

Fundamentam esta riqueza

Que as imagens estão a mostrar

O banho de sol hoje não foi quente

Aquecidos com exercícios tibetanos

O ar a gente respirou livremente

Com a terra-argila nossa pele regenerando

 

Na Terapia dos Quatro Banhos cada participante se percebe com características que o/a identificam mais com o fogo, ar, terra ou água. Este é o primeiro momento da vivencia.

Na sequência, a preparação da argila que misturada ao chá de plantas medicinais vai ganhar aroma e mais propriedades medicinais. Os exercícios tibetanos vão ao encontro dos elementos ar e fogo em sintonia com o sol e o vento, que também simboliza o ar que respiramos. Após os exercícios vem o rito natural de passar argila no corpo, momento por demais saudável de limpeza e cura do corpo e pele. Vale afirmar que todo esse cuidado do corpo é também um cuidado potente da mente.

O passo seguinte é a caminhada no mangue, o esperado banho de sol que leva ao encontro do êxtase maior, qual seja o banho de mar. O banho de mar, o elemento água vai remover a argila, ressecada no corpo e propiciar uma sensação única de integralidade com o ambiente e todas as formas de vida presentes nos quatro elementos da natureza. Saúde, qualidade de vida e plena sensação de bem estar resumem os Quatro Banhos.

 

E assim fica o convite

Para quem desejar viver

Pois será de bom alvitre

Um dia vir conhecer

Vivenciar no corpo e mente

Esta fonte de saúde

Pois nestes tempos urgentes

Vale muito uma tomada de atitude!

 

Atitude de gente que cuida de gente

Gente sujeita de sua própria saúde!

 

#eudefendoosus

#educadorpoetaelias

#sintesescriativas

#arte #cultura #saude

#quatrobanhos