DEZEMBRO,2001...

Com muita alegria percebo que já estamos no mês de dezembro, a felicidade estampada nos rostos das pessoas me dá esta certeza.

Enfim as chuvas que assolaram nosso Estado se acalmaram, os estragos foram imensos. Em Cachoeiro, graças a Deus, nem tanto. Entretanto, em algumas cidades do norte do Estado, elas causaram grandes prejuízos. Contudo, não devemos esquecer que para nossa felicidade somos privilegiados... Mais uma vez fica comprovado que nosso Estado é sem dúvida alguma muito abençoado, até mesmo por ostentar um nome tão sagrado: Espírito Santo...Aqui parece que todos nós somos mais protegidos do que os que residem em outras partes do Brasil. Aqui tudo é mais belo, tudo se resolve com mais facilidade, temos mais paz, mais amor, a nossa fé é muito grande.

O povo capixaba é por natureza vencedor. Ainda mais agora, dezembro chegou... Tenho absoluta certeza, que tudo se resolverá da melhor maneira possível...Os nossos homens públicos de imediato iniciaram um grande movimento para ajudar àqueles que sofreram as conseqüências das chuvas fortes. As pontes que foram levadas pelas correntezas, já voltaram ao tráfego quase que normal com a ajuda do governo federal... As estradas já estão sendo ensaibradas...As residências reconstruídas: enfim, percebo que a mentalidade dos nossos irmãos capixaba evoluiu muito...Até muitas pessoas que não detém nenhum cargo político se movimentam para ajudar aos seus irmãos...Alguns se movimentaram para criarem a Defesa Civil em nossa cidade, outros fizeram campanhas recolhendo o que foi possível para ajudar aos mais carentes, meu coração se alegrou com tanta solidariedade.

Agora estou bem mais tranqüilo... Dezembro chegou, mês de paz, mês de esperança, mês de alegria... Mês de confraternização... mês de renovar nossas esperanças em dias melhores...

Não é a toa que este mês foi abençoado e escolhido para que nele seja comemorado o nascimento de Jesus de Nazaré.

Dezembro chegou, até a temperatura está mais amena do que a de dezembros anteriores.

E eu me regozijo, a paz se faz presente em minha alma, a alegria se renova todas as manhãs quando bem sedo vou ao meu jardim admirar as minhas plantas, noto com alegria que as orquídeas ano após ano se mostram mais viçosas...

Algumas dessas sensíveis flores que já se abriram há mais tempo, estão se definhando, porém, muitas vezes até mesmo da matriz destas, outras flores mais jovens nascem com força total. Àquelas que se vão, por incrível que possa parecer ainda exalam um indescritível perfume como se fossem de propósito para marcar sua passagem entre nós, aquelas que desabrocham, chegam timidamente

como se estivessem pedindo licença as mais antigas para ocuparem o seu espaço...

E assim, dia após dia, vejo esse milagre da Natureza renovar-se em meu jardim neste mês de dezembro, que tanta alegria traz aos nossos corações. E por esta e outras maravilhosas bênçãos que acontecem nesse mês, meu único desejo agora é agradecer ao Criador a grande oportunidade de mais uma vez, poder comemorar o nascimento do nosso Rei Jesus!

E aproveitando este momento, rogo a Deus para que derrame a suas bênçãos sobre o nosso Estado, nosso município, sobre o nosso Brasil e sobre todos os moradores da Terra!

Publicado no jornal Folha do E. Santo.

Em 19 de dezembro de 2001