9a. Parte-" TRANSPARÊNCIA LITERÁRIA " - Características da poesia hermética.

Em 1930 Francisco Flora públicou um ensaio que identificou com HERMÉTICA a poesia obscura que inúmeros poetas estavam praticando em função do frequente uso nos trabalhos de ANALOGIAS,

associações de ideias por justaposições de expressões, não uso de artigos, presença frequènte de imagens oníricas, conotações atemporais, falta de objetividade prática dos temas abordados, eliminação da métrica e da rima. Tendo surgido nos anos 20, cresceu nos anos 35 e 40 como artifício para burlar o FASCISMO, embora nem todos os adeptos do hermetismo poético fossem antagônicos àquela ideologia política. Como característica madura do gênero, propunha

modo absoluto de vida, poesia intuitiva, impressão sentimental direta,, busca por um momento puro e absoluto para expressas tensões existenciais, inclusive não isenção de valores religiosos. Em síntese, os poetas herméticos buscavam A PUREZA DA PALAVRA em oposição à poesia retórica de Gabriele D'Annunzio e a temática de Giovanni Pascoli e propugnando ainda o simbolismo francês, especialmente de Mallarmé e de Paul Valléry.

Com a finalidade de bem elucidar a questão, faremos uma rápida passagem por GABRIELE D'ANNUNZIO (1863-1939): poeta, dramaturgo, político, heroi polêmico de guerra, deputado que teve de fugir para a França em função de vívidas contraídas (? ) Na França teve contatos profissionais com Débussy e após a 1a. Grande Guerra Mundial (1917) voltou à Itália, defendeu a participação da Itália junto aos aliados, chegou a participar de guerra por um paiz independente (Questão de FIUME), e não sendo um fascista propriamente, é considerado um dos idealizadores do ideário fascista de Benito Mussolini. Tornou-se célebre por ter escrito "CIDADE MORTA" e pela frase;"Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além. "

(Continua)

permiano colodi
Enviado por permiano colodi em 17/08/2011
Reeditado em 17/08/2011
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