PEGUEI UM VELHO GUATAMBU

Quem ama verdadeiramente,

Seja homem ou mulher,

Não judia e não maltrata,

O seu bem que tanto quer.

A minha linda namorada

Faz de mim gato e sapato,

Mas com a alma controlada,

Agüento todo desacato

Porem um dia já cansado,

Pensando no que der e vier

Peguei um velho Guatambu

Para corrigir minha mulher

Mas me arrependi depressa,

Sempre faço o que ela quer

Do céu veio ordem expressa:

Deixa tudo como Deus quiser;

Desta forma já conformado

Joguei pra longe o Guatambu

E trouxe o meu bem amado

Para comigo ficar em JARINU.

Nota do autor:

1] Guatambu é o nome [em tupi guarani] que se dá à várias espécies de arvores, cuja madeira muito forte é usada para fazer cabos de ferramentas agrícolas, tais como enxadas, enxadões, pás, machados, foices, etc.

É tambem uma espécie de bambu de origem chinesa. O nome em tupi-guarani é adaptação

Inclusive, consta em uma lenda chinesa a seguinte mensagem:

“O bambu, entre o seu plantio e o início do seu desenvolvimento, demora cerca de cinco, às vezes até seis anos”. Porem, depois que esse broto pega, isto é, realmente nasce, em apenas seis meses atinge uma altura de trinta metros ou mais.

Se nós seres humanos assim o fizéssemos quando iniciamos os nossos projetos de vida aqui na Terra, certamente obteríamos sucesso e crescimento moral e espiritual. Como não temos paciência de esperar e queremos tudo na hora, quase sempre nos damos mal”.

A] “A rigor os orientais, principalmente os japoneses assim o fazem. Antes de iniciar um projeto, seja ele qual for, analisam tudo com seus mínimos detalhes, ficam anos e anos preparando o projeto e depois de longo tempo começam efetivamente o empreendimento. Quase que cem por cento bem sucedido”.

B] Baseei meu texto em uma mensagem contida num .livro sobre uma lenda chinesa. Cujo autor desconheço

2] JARINU, uma minúscula cidade do interior de São Paulo, com pouco mais [até onde sei] de 18.000 habitantes, está distante da Capital cerca de 78 km. Localiza-se às margens das rodovias Dom Pedro I e Edgard Máximo Zamboto. entre as cidades de Atibaia, Jundiai, Itatiba e Campo Limpo Paulista; com acesso tambem pelas rodovias Anhanguera, Fernão Dias e uma estrada vicinal entre Jarinu e Jundiai.

a] Para a alegria e despreocupação dos seus munícipes e visitantes [turistas], em JARINU ainda não existem semáforos, ja que não tem trânsito que os exijam.

b] JARINU, segundo pesquisa e informações da UNESCO é considerado a cidade que tem o SEGUNDO MELHOR CLIMA DO MUNDO, perdendo apenas para uma outra cidade cujo nome não me lembro no momento, localizada nos Alpes Suissos.

c] Graças à Deus o índice de criminalidade em JARINU é baixíssimo; acredito que não chega a 3% [três por cento]. Não pesquisei. Porem, desde fevereiro deste ano [2010] alí estou residindo. No entanto conheço, trabalho e frequento a cidade há mais de 10 anos. Nesse período os únicos casos de repercursão dos quais tomei conhecimento,foram: o assassinato do Rei do Morango e tambem um acidente de automóvel que fez mais de 3 vítimas fatais. [Não sei muitos detalhes]. Jarinu, 10 de julho de 2.010.

CLEMENTINO POETA E MÚSICO
Enviado por CLEMENTINO POETA E MÚSICO em 25/07/2010
Reeditado em 07/08/2010
Código do texto: T2398635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.