TROVADOR (PoeDez Expandido)
TROVADOR - 18/07/2024
Somos pétalas sozinhos,
e ao desejarmos carinhos
construimos nossos ninhos
quando integramos caminhos...
Mas unidos somos Rosas
lindas, cheirosas, garbosas:
vidas unidas, formosas...
Vejo a jornada florida,
e a saudade, em nossa vida,
desvenda as trovas das Rosas...
Elias Pescador - Capão Bonito SP
Elias Pescador é um poeta do interior de São Paulo que resolveu usar sua criatividade para compor um PoeDez Expandido. E saiu-se muito bem nesta sua primeira criação do estilo criado por mim. Quem desejar saber como compor um PoeDez Expandido, leia o texto a seguir.
Aproveito para lhe convidar a participar do concurso de poemas minimalistas que está com inscrições abertas até o dia 15 de dezembro. E tem muitos prêmios para os vencedores. São mais de 40 ao todo. Participe!!
Consta o regulamento no texto publicado anterior a este neste perfil.
O PoeDez Expandido é um estilo de poema minimalista criado pelo poeta Alberto Valença Lima que é composto por 10 versos distribuídos em 4 estrofes. A primeira tem 4 versos e, cada uma das restantes, tem um verso a menos que a anterior. São apenas 3 rimas. Uma para todos os versos da primeira estrofe, outra para os da segunda e outra para os da terceira estrofe. A última estrofe, que só tem um verso, rima ou com os versos da segunda, ou com os da terceira estrofes, à escolha do poeta. Todos os versos são em redondilha maior, isto é, são versos heptassílabos (7 sílabas métricas). Tem obrigatoriamente um título.