Definições

FELICIDADE: Independente do que seja felicidade para cada um, o que importa é experimentá-la. E, se possível, repetí-la sempre através das suas variadas formas de manifestação. Que seja por um momento ou por vários, o importante é detectar e captar a sua presença como algo benéfico em nossa vida. E se ela existe - por um momento que seja - então não é utopia!

(comentário ao texto: UTOPIA (T805620) - APENAS MARIA)

SOLIDÃO: É nos momentos de solidão que podemos ser nosso melhor amigo. Mais que uma definição, é uma oportunidade. A solidão só existe fisicamente... e pode ser, realmente, uma opção de esconderijo - já que ela pode ser contrariada, embora nem sempre seja tão fácil assim. Mas se optarmos conscientemente por ela, podemos transformá-la em força interior. Portanto, interpretando a poesia, eu diria que se é sóbria é consciente e se é velha já é hábito, portanto, opção!

(comentário ao texto: solidão (T937327) - Maria de Fatima Maga)

PALAVRAS: Vc tem razão, qto mais esmiuçamos o significado das palavras, mais confusos ficamos. Isso começou com as discussões entre os primeiros filósofos e qto mais rica fica a linguagem, mais difícil entendê-la plenamente. A tendência, porém, é de simplificar - haja vista, hoje, a linguagem utilizada nos MSNs da vida, que mais se assemelham aos códigos básicos dos signos. Haveria, realmente, necessidade de mais?... No fundo, no fundo, há muito de supérfluo nisso tudo! Questão de tempo, questão de tempo!

(comentário ao texto: Palavras (T291096) - Tatiane Gorska)

SOLIDARIEDADE: Belo gesto o seu - com certeza ele jamais esquecerá e, o mais importante, apagou da mente dele o instinto de revolta que os seguranças certamente geraram no íntimo dele e que muito provavelmente faria estragos na personalidade de uma criança marginalizada. Você foi um anjo que apareceu naquele lugar naquele momento inspirada pelo anjo da guarda dele. Se nós adultos ainda temos os nossos (acho que temos) certamente os dois confabularam (o dele e o seu) e tramaram tudo. Isso prova que o menino está num ambiente propício à perdição, mas têm carma favorável - isso é bom, sinal de que ele tem futuro!

(comentário ao texto: Uma Triste Cena... (T923636) - Lucymara Bianchi Zaffalon)

EDUCAÇÃO: "Política e a educação são opostas e condicionadas uma à outra. Hoje, mais do que nunca, há uma relação de dependência recíproca e subordinação da educação à política numa sociedade de classes. Isso precisa ser revisto." Concordo plenamente e creio que está aí o maior desafio à sociedade - como conciliar isso?

(comentário ao texto: Breve histórico sobre a Educação e suas Leis Básicas (T933746) - Lucymara Bianchi Zaffalon)

PONTO DE VISTA: Verdade, é ponto de vista - o que é verdade para um pode não ser para outro, principalmente aos eternos e fanáticos questionadores intransigentes. Algumas verdades são visíveis, outras dedutíveis. Se alguém diz que tem dinheiro e mostra a carteira recheada, vc sabe que é verdade; se alguém diz que está com dor de cabeça, vc precisa acreditar no que ela afirma - não há como ver a verdade. Sabemos que a água apaga o fogo e aceitamos isso como verdade. Sabemos, também, que o fogo queima - é outra verdade. Água não queima e é verdade (ou não?). Gelo é feito de água e queima (ou não?). Onde se esconde então a diferença entre uma verdade e outra? É verdade tudo isso? Ou não?

(comentário ao texto: VISÃO DA VERDADE (T935677) - Mônica Mello)

CULTURA: É verdade que existe disco voador? É verdade que Adão e Eva foram os primeiros? É verdade que existe Céu e Inferno? Existe meia verdade? Por que no primário aprendemos que o Brasil foi descoberto por acaso e depois nos ensinam que não foi bem assim? Por que algumas verdades da história só podem ser divulgadas muitos anos depois (30, 50, 100 anos - conforme catalogado nos arquivos confidenciais)? Por que os adultos ensinam as crianças que sexo é pecado e o praticam religiosamente todos os dias? Na verdade o termo INVERDADE é apenas uma forma suave para a MENTIRA. Partindo-se então deste raciocínio, se existe a verdade existirá também, na mesma proporção, o contrário a ela... Quantas são? É só somar a primeira que teremos a resposta para a segunda!

(comentário ao texto: VERDADES E INVERDADES (T920870) - Mônica Mello)

SONHOS: Os sonhos sempre se realizam - o problema é separar os sonhos maiores dos menores em nosso pensamento. Afinal, é nosso pensamento que direciona tudo e é ali que os sonhos moram. Se eles ficam confusos é normal perderem-se na sequência...

(comentário ao texto: UM LINDO SONHO... (T740197) - CELLYME)

SABEDORIA: Se somos o que somos e nem sabemos pq somos assim, pq pensar no que pensamos se nem sabemos pq sabemos pensar? Talvez por isso usamos apenas 5 ou 10% do nosso cérebro... Qto mais aprendemos, mais queremos aprender e mais percebemos o qto é grande a nossa ignorância. O grande filósofo já dizia: "Tudo que sei é que nada sei..."

(comentário ao texto: Penso em Pensar (T825253) - Mayna Nabuco)

AMOR: Tudo nessa vida é mistério, mas acho que o maior deles - e talvez o menos compreendido - é realmente o amor. É a cura pra tudo ou, antes disso, o antídoto para todas as doenças. O amor e a alegria! Alguém já viu alegria sem amor? Por isso existem os "Doutores da Alegria" que visitam os hospitais - e porque eles fazem isso, senão por amor? Amor incondicional ao próximo... Quanto ao apego a outro ser vivo, seja ele qual for, cria realmente uma ponte inexplicável de magnetismo - daí a importância de se ter um animal de estimação. Mas não precisa ser, necessariamente, um animal - pode até ser uma planta, sabia? Elas também reagem aos nossos sentimentos verdadeiros. Cuide com carinho de uma planta que esteja morrendo, fale com ela, e ela reage. O problema é que a maioria das pessoas não acredita nisso e até ironiza. Porém, para a minoria contrária e esclarecida, isso nem é segredo...

(comentário ao texto: A amizade entre uma menina e seu peixinho T933921 - paulabel)

MÚSICA: Antes de haver o que há: Terra, Via Láctea, Universo... não havia nada! De onde surgiu tudo, então? A ciência já explica que os animais em geral trazem no próprio gen (ou no código do DNA) uma memória que vem dos ancestrais e que comportamentos atuais são reflexos daqueles - inclusive as diferenças comportamentais nos seres humanos entre o homem e a mulher que seriam resquícios do tempo das cavernas (ver o livro "O Homem Faz Sexo, a Mulher Faz Amor"; quem não quiser comprar é só me pedir por e-mail que eu envio um virtual). No mesmo lugar onde cabe a memória do gen deve caber, também, a memória do Universo - afinal, tudo não estaria basicamente numa semente? Mas, e essa semente - que seria para a nossa compreensão finita o princípio de tudo - teria surgido de onde e de quê?!... (melhor parar, não é?)

(comentário ao texto: MINHA MÚSICA (T935047) - Izabel Dias)

OLHAR: Olhar e não ver é mais comum do que se pensa. O olhar distraído atravessa a matéria e não a vê. Questão de desapego às preocupações que nos cegam. É como querer tanto não se esquecer de algo pensando em várias coisas ao mesmo tempo ou querer desesperadamente não perder a hora no dia seguinte e não conseguir adormecer. Talvez a comparação não seja apropriada, mas memória e autodomínio estão entrelaçados... Se nossa visão interior predomina, perdemos o domínio da visão exterior. As duas antenas sensoriais são incompatíveis. Mas as duas são importantes, cada uma - é claro! - no seu momento e local apropriado!

(comentário ao texto: O mesmo trajeto sob um novo olhar. (T928243) - Silvana Inkes)

FILHOS: Fácil não, mas é bom... Na verdade é ótimo! Cada momento é único e cada filho insubstituível... Moram todos no mesmo coração e não pagam imposto, nem pensão! E precisa?!!! Já está bem pago e com créditos para o resto da vida (e ainda é pouco...)

(comentário ao texto: Meninos versus adolescência... (T904455) - Isa Piedras)

CADEADO: O erro de vcs foi usar o cadeado de senha - é o mais fácil de abrir. Basta pressionar um dedo forçando-o no sentido de abertura e correr outro dedo em cada volta dos números - de zero a nove (de baixo para cima). Na primeira volta ele sobe um ponto assim que o número aleatório for girado e fica na posição do segundo; continuando a operação com o dedo sempre pressionando no sentido de abrir, repete-se a operação até a última volta e, em questão de segundos, o cadeado está aberto... O que a princípio seria composto de 10.000 combinações (na verdade 10 elevado à potência 4 => 10x10=100; 100x10=1.000; 1.000x10=10.000) se transformam, individualmente, em apenas dez alternativas com a simples pressão do dedo, pois, ao correr o dedo girando os números de zero a nove, isola-se a combinação quebrando as possibilidades - entendeu? É como na loteria esportiva (3 elevado à potência 13 ou 14 que corresponde a 1.594.323 alternativas para os antigos treze jogos). Só que ali não dá para isolar...

(comentário ao texto: Roubaram minha bicicleta (T934452) - Andressa Almeida)

CULTURA INÚTIL: A classificação já diz, é inútil, mas é Cultura... A Cultura de um povo, na verdade, é abrangente e tudo que faz parte dela são meras classificações convencionais. E não há cultura inferior - todas são, apenas, culturas específicas. O que vale para uma, nem sempre vale para outra. Em algumas culturas árabes uma mulher de rosto descoberto é prostituta ou algo parecido, nas demais isso é considerado ridículo... Em algumas a virgindade da mulher é essencial em outras um cuidado desnecessário... O próprio Brasil pela sua vasta extensão territorial abriga várias culturas - basta sair de um estado para outro para perceber as diferenças. Eu diria, até, que classificar algo como cultura inútil é preconceito e perda de tempo... nada é inútil em termos de cultura! (É chato ser chato, não? Liga não; minhas observações podem até - e também - ser inúteis no contexto geral, mas gosto de Cultura e se tenho uma tendência a complicar... é só pela intenção de tentar ou se fazer compreender!)

(comentário ao texto: CULTURA INUTIL (T933413) - MIRIAM DUTRA a Outra Face)

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 12/04/2008
Reeditado em 14/02/2009
Código do texto: T942243
Classificação de conteúdo: seguro