A sabedoria de Senor Abravanel

"Simplicidade e não ostentar é enfatizar a igualdade entre os humanos em sua morada final".

- pensamento Judaico Israelita

Certa vez um letrista musical BraZuca escreveu em homenagem a Garrincha: "sua ilusão entra em campo com o estádio vazio".

Por sua vez, Salomão disse que "tudo na vida é puramente vaidade".

Resumindo tudo, a Bíblia cita "que viver é esforço demais para alcançar o vento".

Trabalham para aposentar,

Porém, aposentar é sinal de máquina emperrada,

Máquina emperrada é velhice,

Velhice é desafiar os males das doenças,

E adoecer prenuncia morte.

Em uma de suas últimas vezes que usou o microfone para falar sobre a existência humana, Senor Abravanel pleno de sabedoria (após mais de 90 anos) disse que "envelhecer é ruim".

Deveras, a ilusão de ter tudo é tão infrutífera, quanto a desilusão de não ter nada; pois, o segredo da vida é chegar à conclusão que qualquer riqueza é, perante a a fragilidade de respirar dos pulmões e pulsar do coração, ouro de tolo; e uma hora ou outra, aposenta tudo, perde-se tudo, inclusive, a vida.

Como na vida nem tudo é perda, ao morrer, uma inflexível reflexão faz-se notar : o defunto veio ao mundo desnudo, sem dentes, careca, dentro de uma família e volta ao pó, elegantemente vestido, com a boca cheia de dentes de porcelana implantados e desabrigado, sozinho até de familiares e amigos. Afinal, ninguém o acompanha, senão até a cova rasa fria; ademais, por que morre, quem morre.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 18/08/2024
Reeditado em 20/08/2024
Código do texto: T8131682
Classificação de conteúdo: seguro