Pequenas Notas, Grandes Revoluções
Diziam os antigos que pelo número de horas que o fulano "namora" a cama, sabe-se a intensidade de amor ou desprezo que Ele tem pelo trabalho.
Bastante óbvio, também diziam que a prosperidade é individual e o coletivo depende diretamente do estilo de vida de cada fulano.
Provavelmente isso explique por que caipiras e sertanejos são povos superados pelo tempo; e nem os livros de História e Literatura dão voz para Eles.
Com a conivência da própria família, foram tragados, aspirados, sugados pela tecnologia; afinal, depois que o Estado interferiu na formação familiar, crianças e adolescentes são cristais intocáveis defendidos por Estatutos e leis.
Contudo, na família têm um ou dois asnos de carga (aqui entram meu avô e meu pai) para as faturas pagar. Também, bastante óbvio isso; sobretudo, atualmente ninguém faz greve de fome.
Sismo
O choque entre as placas tectônicas balançam parte do Planeta, a Cibernética impõe a parada e os inteligentes acatam.
E a quem pense que ditadura é democracia.
Trovas e trufas...
Trufo e não trovo,
Mas,
Se homenageados,
Os trovadores,
Aprovo.
"se o cara é corintiano, tudo bem" - fala do ex-
detento, Lula, sobre violência contra mulher.
Ao ser interrogado amanhã ou depois sobre o que
falou no dia anterior: "num sei de nada, cumpanheros
Espanholados:
aí mano, caco de vidro em frente a sua casa?
- pedazo de vidrio roto?
- si, vidrio roto!
- hablas por metaforas. No, no, és mierda de perro!?
- carajo. Ancho e profondo el órgano del can, Mano!
- Los vecinos brasilenos son amables.
Ao sair do banheiro, a moça da limpeza limpou o catarro amarelado do peito; e imaginando que estava "limpo", lançou a bola avolumada na parede; que feito fio gosmento de lesma, desceu tateando-a devagar, bem devagar.
Chegou ao nível do piso e já bem mais liquefeita esparramou-se, formado uma ínfima poça.
Radical ao extremo, Dico Saruê botava a boca no orifício menor de um cone e berrava em voz alta ru'afora: "gente, se não houver algo, nada reciclável que se aproveite, lixo no lixo". O eco ressoava longe.
Por sua vez, Chico Fulgêncio vociferava: "esses são os meus sócios que pediram vacina; ou não somos gregários, vivendo em sociedade".
Saruê e Fulgêncio são odiados, abominados pelos 10 mil e um habitantes de Nazaré das Farinhas.
Palíndromo derradeiro
A palavra etrom existe no idioma português?
Qualquer um falante do idioma responderá que não; porém quando lida da direita para a esquerda, tem-se a palavra morte.
E morte é o grande mistério vida.
Escrever é "fofoca" de pena, sem pena; cujo objetivo é confidenciar para a folha de papel em branco, os bons ou maus vícios de um povo.
Para o bem da verdade, escrever é atividade de pena desocupada. Que pena!
"Falo da vida do povo,
Nada de velho,
Tudo de novo". Zé Ramalho
Contra a inveja: Orai;
Defesa contra o ladrão: vigiai;
Contra todo mal:
"Orai e vigiai".
Pequenas Notas,
Escrevi;
As prósperas Revoluções dependem da união do
exército.