Ouvindo — Bassui Tokusho

Havia uma Bodhisattva que alcançou a iluminação concentrando-se intensamente em cada som que ouvia, então o Buda Shakyamuni a chamou de Kannon.

Se você deseja conhecer a substância da mente-Buda, no mesmo instante em que ouvir um som, procure por aquele que ouve. Assim, você infalivelmente chegará à conclusão de que sua própria mente não é diferente da de Kannon. Esta mente não é nem ser nem não ser. Ela transcende todas as formas e, no entanto, é inseparável delas.

Não tente impedir o surgimento de pensamentos e não se apegue a nenhum que tenha surgido. Deixe os pensamentos aparecerem e desaparecerem como quiserem, não lute contra eles.

Você só precisa se perguntar incessantemente e com todo o seu coração: "O que é minha própria Mente?"

Eu continuo insistindo nisso porque quero levá-lo à autorrealização. Quando você tenta persistentemente compreender [com o intelecto] o que está além do domínio do intelecto, você está fadado a chegar a um beco sem saída, completamente perplexo. Mas prossiga. Sentado ou em pé, trabalhando ou dormindo, analise incansavelmente o seu eu mais profundo com a pergunta "O que é minha própria Mente?"