Meu nome é Aislan Bezerra. Sou formado em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e criei este espaço para compartilhar reflexões que atravessam meu pensamento e prática: Budismo, Filosofia, Ciência e Poesia. Aqui, busco integrar diferentes formas de conhecimento e expressão, cultivando o caminho da sabedoria, da compreensão e do autoconhecimento.
Citações favoritas:
Alguns dizem que o sofrimento é apenas uma ilusão ou que para viver sabiamente temos que “transcender” tanto o sofrimento quanto a alegria. Eu digo o oposto. A maneira de sofrer bem e ser feliz é permanecer em contato com o que realmente está acontecendo; ao fazer isso, você ganhará insights libertadores sobre a verdadeira natureza do sofrimento e da alegria.
Thich Nhat Hanh (Sem Lama, Sem Lótus: A Arte de Transformar o Sofrimento)
Mesmo depois da sua suposta morte, você continuará de alguma forma. Olhar profundamente pode desmantelar esses tipos de noções. Não há nascimento e morte; tudo morre e se renova o tempo todo. Quando você obtém esse tipo de insight, você não se cansa mais com ansiedade e aversão.
Thich Nhat Hanh (Sem lama, sem lótus: a arte de transformar o sofrimento)
Meditar sobre a natureza da interdependência pode transformar a ilusão em iluminação. Samsara e talidade não são duas coisas. São a mesma coisa.
Thich Nhat Hanh (Understanding Our Mind)
Nada nasce, nada morre. Nada para agarrar, nada para liberar. Samsara é nirvana. Não há nada a realizar.
Thich Nhat Hanh (Understanding Our Mind)
A não prática de qualquer mal,
o desempenho do que é hábil,
a limpeza da própria mente:
este é o ensinamento
dos Despertos.
Buda (Dhammapada)
As pessoas acham que é impossível estabelecer um sistema de ética sem se referir ao bem ou ao mal. Mas as nuvens flutuam, as flores florescem e o vento sopra. Que necessidade elas têm de uma distinção entre o bem e o mal? Há pessoas que vivem como nuvens, flores e vento, que não pensam em moral, mas muitas pessoas apontam para suas ações e palavras como modelos religiosos e éticos e os louvam como santos. Esses santos simplesmente sorriem. Se eles revelassem que não sabem o que é o bem e o mal, as pessoas pensariam que eles eram loucos.
Thich Nhat Hanh (Fragrant Palm Leaves)
Eu tive uma discussão com um grande mestre no Japão... nós estávamos falando sobre várias pessoas que trabalhavam na tradução de livros Zen para o inglês, e ele disse, "Isto é uma perda de tempo. Se você realmente entende o Zen... você pode usar qualquer livro. Você pode usar a Bíblia. Você pode usar Alice no País das Maravilhas. Você pode usar o dicionário, porque... o som da chuva não precisa de nenhuma tradução."
Alan Watts
Um praticante do budismo também deve ser um erudito, um pesquisador inteligente que estuda de maneira científica. Não deve ser alguém que acredita incondicionalmente em tudo que lê.
Thich Nhat Hanh (Enjoying the Ultimate: Commentary on the Nirvana Chapter of the Chinese Dharmapada)
Não explique sua filosofia; incorpore-a.
Epiteto
Se nossos corações são grandes, podemos ser como o rio. Quando nossos corações são pequenos, nossa compreensão e compaixão são limitadas e sofremos. Não podemos aceitar ou tolerar os outros e suas deficiências e exigimos que eles mudem. Mas quando nossos corações se expandem, as mesmas coisas não nos fazem sofrer mais. Temos muita compreensão e compaixão e podemos abraçar os outros. Aceitamos os outros como eles são, e então eles têm uma chance de se transformar. Então a grande questão é: como ajudamos nosso coração a crescer?
Thich Nhat Hanh (The Way Out Is In: The Zen Calligraphy of Thich Nhat Hanh)
Assim que te levantas de manhã, diz a ti mesmo: vou me deparar com bisbilhoteiros, ingratos, ególatras, mentirosos, ciumentos e excêntricos. Todos eles sofrem dessas aflições porque não conhecem a diferença entre o bem e o mal. Como compreendi a beleza do bem e a vileza do mal, sei que esses malfeitores são semelhantes a mim [...] e que nenhum deles pode me fazer mal, ou me envolver com o que é vil — tampouco posso me zangar com meus semelhantes ou odiá-los. Pois fomos feitos para a cooperação.
Marco Aurélio, Meditações, 2.1
Não existe mal maior que o ódio,
Não existe fortitude maior que a paciência.
Shantideva (Guia do Estilo de Vida do Bodhisattva)
Independentemente das ações salutares,
Tais como venerar Budas e generosidade
Que foram acumuladas por mais de mil éons,
Serão todas destruídas em um momento de raiva.
Shantideva (Guia do Estilo de Vida do Bodhisattva)
Entramos no caminho da prática pela porta do conhecimento, talvez a partir de uma palestra sobre o Dharma ou de um livro. Prosseguimos ao longo do caminho e o nosso sofrimento vai diminuindo gradualmente. Mas, em determinada altura, todos os nossos conceitos e ideias devem render-se à nossa real experiência. Palavras e ideias só são úteis se colocadas em prática. Quando paramos de discutir assuntos e começamos a praticar os ensinamentos na nossa vida, chega um momento em que percebemos que a nossa vida “é” o caminho, e não mais dependemos apenas das formas de praticar. (…) Não precisamos transcender o “mundo da sujidade” (saha) para encontrar um mundo sem sujidade chamado nirvana. Sofrimento e nirvana têm a mesma substância. Se jogarmos fora o mundo da sujidade, nenhum nirvana será alcançado.
Thich Nhat Hanh (A essência dos ensinamentos de Buda: Transformando o sofrimento em paz, alegria e libertação)
Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derrubados.
Provérbios 24:16
Caia sete vezes; levante-se oito.
Provérbio Japonês
É adequado, Kalamas, que vós duvideis, que fiqueis incertos; a incerteza surgiu em vós sobre o que é [realmente] duvidoso. Vamos, Kalamas. Não creiais no que foi adquirido por audição repetida; não creiais na tradição; nem em rumores; nem no que está em uma escritura sagrada; nem em conjeturas; nem em um axioma; nem em raciocínio especial [elaborado]; nem em um preconceito contra uma noção que seja ponderada; nem em aparentes habilidades de outrem; nem na ideia: O monge é nosso professor. Kalamas, quando em vós mesmos souberdes: 'Estas coisas são ruins; estas coisas são condenáveis; estas coisas são censuradas por quem é sábio; e quando, após experiência e observação, percebestes que estas coisas conduzem ao dano e ao mal [de vós e de outros],' abandonai-as.
Buda (Kalama Sutra)
O medo é a principal fonte da superstição e uma das principais fontes da crueldade. Vencer o medo é o início da sabedoria.
Betrand Russell
Feliz é o homem que obtém sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.
Provérbios 3:13-15
Já temos compaixão perfeita, sabedoria perfeita, alegria perfeita. Precisamos apenas acalmar nossas mentes para poderem surgir de dentro de nós.
Buda (Heart of the Buddha)
Não procure Buda em outro lugar: está na arte de viver com atenção plena todos os momentos de sua vida.
Thich Nhat Hanh
Descobriu-se que os sistemas cerebrais envolvidos na divagação mental estão ativos precisamente antes de as pessoas chegarem a uma intuição criativa — e estão invulgarmente ativos nas pessoas com distúrbio de défice de atenção. Os adultos com distúrbio de défice de atenção, por comparação com os que não o têm, mostram também níveis mais elevados de pensamento criativo original e mais realizações criativas concretas. O empreendedor Richard Branson, fundador do império empresarial construído com base na Virgin Air e outras companhias, apareceu com o exemplo de alguém bem-sucedido e que tem distúrbio do défice de atenção.
Daniel Goleman (Foco - O Motor Oculto da Excelência)
Uma flor está vazia apenas de um eu separado, mas uma flor está cheia de todas as outras coisas. Todo o cosmos pode ser visto, pode ser identificado, pode ser tocado em uma flor. Portanto, dizer que a flor está vazia de um eu separado também significa que a flor está cheia do cosmos.
Thich Nhat Hanh
Os homens despertos têm um mundo comum, enquanto os que dormem voltam-se, cada um, para seu mundo particular.
Heráclito de Éfeso
A natureza inerente da mente é o processamento de pensamentos. A tentativa de parar os pensamentos vai contra a natureza. O objetivo, portanto, não é parar os pensamentos. O objetivo é parar a identificação com os pensamentos.
Wu Hsin
O significado de ser desapegado no Zen não está em se metamorfosear num ser sem emoção ou sentimento, mas em se transformar num ser cujo sentimento não é nem aderido ou reprimido, e através do qual as experiências do mundo possam ser refletidas e passar como reflexos dos pássaros voando sobre a água.
Alan Watts
Omnia vivunt (Tudo está vivo); Omnia inter se conexa (Tudo está interconectado).
Cícero
Se estudarmos outras culturas, perceberemos a enorme variedade de costumes humanos que existem. Ao percebermos essa diversidade, começamos a questionar nossos próprios costumes. Isso nos leva a ser mais tolerantes. Portanto, ao estudarmos outras culturas, nos tornamos mais tolerantes.
Anthony Welson (A Arte de Argumentar)
A bondade é invencível, mas só quando é sincera, sem hipocrisia ou falsidade. Pois o que pode mesmo a pessoa mais malévola fazer se tu continuas mostrando bondade e, tendo a oportunidade, mostras gentilmente onde ela errou — bem no momento em que ela está tentando te prejudicar?
Marco Aurélio, Meditações, 11.18.5.9A
O mal que os homens fazem lhes sobrevive, ao passo que o bem é, na maioria das vezes, sepultado com os seus ossos.
William Shakespeare
Se alguém puder provar e me mostrar que penso e ajo erroneamente, mudarei minha forma de pensar e agir com toda a boa vontade — pois busco a verdade, pelo que ninguém jamais foi prejudicado. Prejudicado é aquele que permanece no engano e na ignorância.
Marco Aurélio, Meditações, 6.21
Foste formado de três partes — corpo, respiração e mente. Destas, as duas primeiras só são tuas na medida em que cuides delas. Apenas a terceira é verdadeiramente tua.
Marco Aurélio, Meditações, 12.3
Associe-se com aqueles que farão de você um homem melhor. Acolha aqueles que você mesmo pode melhorar. O processo é mútuo; pois os homens aprendem enquanto ensinam.
Sêneca (Cartas de um Estóico)
O hábito e a aptidão são confirmados e se desenvolvem em suas ações correspondentes; andar por andar e correr por correr [...] portanto, se queres fazer alguma coisa, transforma-a num hábito. Se não queres fazer tal coisa, não o faças, mas adquire algum outro hábito em vez disso. O mesmo princípio está em funcionamento em nosso estado mental. Quando ficas irritado, não estás apenas experimentando esse mal, mas também reforçando um mau hábito, acrescentando combustível ao fogo.
Epicteto, Discursos, 2.18.1-5
Assim como quando carne ou outros alimentos são postos diante de nós e pensamos: isto é um peixe morto, uma ave ou porco mortos; e também, este ótimo vinho é apenas o suco de um cacho de uvas, esta túnica debruada de púrpura é apenas lã de carneiro tingida em um pouco de sangue de um marisco; ou sobre o sexo, que ele é apenas fricção de partes íntimas seguida por uma descarga espasmódica — da mesma maneira que nossas impressões agarram acontecimentos reais e os permeiam, nós também os vemos como realmente são.
Marco Aurélio, Meditações, 6.13
A mente humana, ainda um jovem adolescente, sacrificará qualquer coisa por uma nova engenhoca, mas irá se abster com todo o cuidado de olhar para dentro de si mesmo.
C.G. Jung, Letters, organizado por Gerhard Adler, Princeton: Princeton University Press, 1975, vol. 2, pág. 609.
Ao participar de uma competição de tiro ao alvo com arco e flecha, se o prêmio é insignificante, você atira com perícia. Quando está competindo e o prêmio são fivelas de fantasia para cintos, você se preocupa com a pontaria. E tem os nervos destroçados quando compete por ouro. A sua perícia é a mesma nos três casos, mas o fato de dar mais importância a um prêmio que ao outro o faz permitir que considerações externas pesem em sua mente. Aquele que olha com demasiada firmeza para fora confunde-se por dentro.
Chuang-Tzu
O que é má sorte? Opinião. O que são conflito, briga, acusação, irreverência e frivolidade? São opiniões. E mais do que isso: são opiniões que se situam fora de nossa escolha racional, apresentadas como se fossem o bem ou o mal. Deixa uma pessoa mudar suas opiniões apenas para o que pertence ao campo de sua escolha, e garanto que ela terá paz de espírito, seja o que estiver acontecendo à sua volta.
Epicteto, Discursos, 3.3.18B-19
Os canalhas estão por toda parte,
E evitá-los nunca será possível.
Aqueles que dominam sua raiva
No mesmo momento conquistaram seus inimigos.
Shantideva (685-763)
A essência de um Buda é a consciência plena. Toda vez que você retorna a sua respiração e pratica respirando profundamente com total consciência você está sendo um Buda vivo. Quando você não tem certeza do que fazer, retorne à sua respiração – inspire e expire conscientemente – e tome refúgio na consciência plena. A melhor coisa a fazer nestes momentos de dificuldade é voltar-se para dentro de si e permanecer plenamente consciente. Quando estiver na cama sem conseguir dormir, a melhor coisa a fazer é retornar à sua respiração. Você fica seguro e feliz sabendo que independentemente do que possa acontecer você está fazendo a melhor coisa que você pode fazer. Tomar refúgio em Buda, não enquanto devoção, mas enquanto uma prática real é muito confortante. Toda vez que você se sentir confuso, furioso, perdido, agitado, ou temeroso, você sempre tem um lugar onde pode retornar. A consciência plena da respiração é a sua própria ilha. É muito segura. “Ser uma ilha para si mesmo” significa que você deve saber retornar para dentro de si em caso de raiva, instabilidade ou perda. Esta prática de tomar refúgio é muito concreta. Quando você retorna à sua respiração – inspirando e expirando profundamente – e acende a luz da consciência plena dentro de si, você está fora de perigo. Neste estado de consciência plena, você é verdadeiramente você mesmo.
Thich Nhat Hanh
Na mente do principiante existem muitas possibilidades, mas na mente do especialista existem poucas.
Shunryu Suzuki (Zen Mind, Beginner's Mind)
As pessoas costumam considerar andar na água ou no ar um milagre. Mas acho que o verdadeiro milagre não é andar na água ou no ar, mas andar na terra. Todos os dias estamos envolvidos em um milagre que nem reconhecemos: um céu azul, nuvens brancas, folhas verdes, os olhos negros e curiosos de uma criança - nossos próprios olhos. Tudo é um milagre.
No estado não iluminado, no entanto, o que tomamos como nosso mundo da realidade é apenas o mundo da discriminação (vikalpa), que se manifesta na base do tathata. Nesse mundo de discriminação, sujeito e objeto, representação e nome são revelados. Mas, ao penetrar nessas ideias por meios hábeis, voltamos ao mundo dos tathata e da verdadeira sabedoria. Isso não implica o desaparecimento do mundo dos fenômenos. O que desaparece é a discriminação-imaginação. O mundo dos fenômenos é revelado na verdadeira sabedoria sem ser velado por vikalpa. O mundo dos fenômenos é apenas um com o mundo de tathata, da mesma maneira que as ondas não podem ser separadas da água.
Thich Nhat Hanh (Zen Keys)
A forma mais elevada de inteligência humana é observar a si mesmo(a) sem julgar.
Jiddu Krishnamurti