Falando de outras possibilidades - parte III

"O povo, por ele próprio, quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece."
(Jean-Jacques Rousseau)


"O homem é o lobo do próprio homem."
(Thomas Hobbes)
 
------XXX------
 
Dizem, e muito mais agora, o quanto que devemos buscar novos rumos... traçar caminhos contrários a esses que por séculos seguimos. Dizem tanto sobre isso, sobre essa questão de que "podemos ser mais". É certo que o homem se acomodou como sociedade. É certo que trilhamos estradas destrutivas para nós mesmos. É certo que pensadores ao longo da história nos mostraram o quanto somos geniais, ao mesmo tempo que incapazes. É certo o quanto a nossa história comprova o tanto de erros cometidos em relação ao tudo, mesmo quando nos mostramos seres em evolução.

Muitos questionam que o dom da comunicação, que o pensamento, não é de fato algo que nos torna os senhores de tudo... e que tudo está aí não ao nosso bel prazer.

Então, essa mudança, essa transformação de postura em relação a nossa própria vida... como se daria?! Não ferindo tanto o planeta que nos abriga? Nos unindo mais como raça, esquecendo as tantas filosofias e religiões que nos dividem? Nos dando a oportunidade de perceber que fronteiras só nos distanciam mais como indivíduos e sociedade? Entendendo que outros seres, por mais que diferentes, não são nossa propriedade e assim não são inferiores?

Coisas assim, quando ditas, podem ser vistas como utópicas, idiotas, ou até mesmo repetitivas... porém, se realmente é hora de mudar, precisamos nos aquietar, e de fato pensar: aonde tudo isso nos levará, caso de fato não haja uma desaceleração? Pois é, impossível não percebermos que nos destinamos ao caos, caso assim continuemos...

A hora do consenso, é, e deve ser universal, pois nunca que realmente se foi tão necessária. Então, é hora de abrirmos mão do que é chamado de "conforto", de "qualidade de vida", do lucro acima da existência, quando na realidade tudo isso não passa de eufemismos para o que se é destruição.

A hora do homem é precisamente agora, caso se entenda isso, o depois pode ser que já não exista mais.


10-05-2020
08h29min
Murillo diMattos
Enviado por Murillo diMattos em 10/05/2020
Reeditado em 21/07/2020
Código do texto: T6942956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.