Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Autores

Sobre o autor
Murillo diMattos
Casimiro de Abreu - Rio de Janeiro - Brasil
276 textos (3287 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/10/19 16:30)
Murillo diMattos

Textos do autor
Perfil
Nascido no municipio do Rio de Janeiro, sou filho de baiana, neto de sergipano. Devido a isso, tenho muito mais vinculo com o nordeste que com o meu próprio estado. Sou um profissional da área de meio ambiente (trabalho no setor de educação ambiental, no serviço público) e também sou um pesquisador cultural, ambas atividades, por formação. Quase sempre tento usar os meus imaginados rabiscos, inserindo temas sobre esses dois segmentos.

Sou um apaixonado pela cultura gaúcha, nortista e nordestina, e também da chamada cultura caipira, em especial a do interior do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo... então procuro inserir em cada escrito, um pouco disso tudo. Ariano Suassuna, Manoel Leopoldino de Mendonça, Catulo da Paixão CearensePatativa do Assaré, Zé do Norte e Zé Limeira, são as minhas fontes de inspiração, apesar de ter como 1ª referência literária, ou musical, meu avô Josê Benvindo, um sergipano cordelista, e também repentista, que mesmo após ter ficado surdo, continuou esbanjando a sua arte. Muito dos meus escritos recebem influências de Antonio
 Nóbrega, Elomar Figueira de Melo, Vital Farias, Renato Teixeira e Alceu Valença.

Sou metido a tocar violão, e dentro de um estilo regional, tento trazer à tona o vento quente do sertão... ora em frevo, ora em ponteios esganiçados, enquanto que ao mesmo tempo não consigo evitar o blues, o fado e o flamenco. Sempre que escrevo, esses estilos musicais estão presentes.

Sou apaixonado pela poesia concretista, mas também pela romântica, e por tudo que resultou da Semana de Arte Moderna de 1922. Entre os escritores que sempre habitarão minha estante (e mente), estão: João Cabral de Melo NetoGuimarães RosaEuclides da CunhaMachado de AssisGraciliano RamosJorge AmadoFernando Sabino; Gregório de Matos; Thiago de MelloMário e Oswald de AndradeCecília Meireles; Carlos Drummond de AndradeMario QuintanaManoel de BarrosFernando GullarAugusto dos Anjos; Clarice LispectorFernando Pessoa; Vladimir MayakovskyAllan PoeMary ShelleyLord ByronVitor HugoOscar Wilde; Gabriel Garcia Márquez; Julio Verne; Edgar Rice Burroughs; Isaac AsimovAlam Moore... entre tantos outros (a lista é infinita). Apesar de escrever bem poucos, gosto de haikais e sonetos, e quando os faço não me importo com a métrica, assim como quando também escrevo cordeis. Gosto de versos brancos e versos livres, mas quase sempre quando escrevo, ou são quadrinhas, ou sextilhas, e essas pedem rimas.

Sou um amante da escrita, e de toda arte que provenha dela. Cinéfilo de carteirinha e um admirador das artes plásticas.... no entanto, a natureza, com todos os seus ciclos, a meu ver, é a maior forma de arte já feita.  

Dizem que sou poeta, e se assim de fato sou... aqui me apresento:

Muito prazer, sou Murillo diMattos. 

Facebook: Murillo DiMattos
Blog/Portal: 
https://porticusinitia.blogspot.com.br 
 
E-mail: murillodimattos@gmail.com


     


Última atualização em 15/10/19 16:30