Budismo e Ciência: Uma alternativa não conservadora para o Reencantamento do Mundo

Desencantamento do mundo é uma metáfora conceitual sociológica criada por Max Weber. O mundo desencantado é o atual mundo onde a racionalidade oriunda da Revolução Científica do século XVII engendra uma Modernidade com valores seculares, onde o primitivo animismo, a fé no sobrenatural, os dogmas, a crença em deuses são gradualmente substituídas pela visão de mundo estritamente secular do paradigma newton-cartesiano. O historiador da ciência e crítico social Morris Berman, na monumental obra "The Reenchantment of the World", denuncia uma ligação entre a atual crise ecológica e política do mundo ocidental com esse processo de desencantamento. Berman traça uma linha histórico-crítica epistemológica da revolução copernicana ao atual paradigma quântico da contemporaneidade. Para ele, a dualidade sujeito-objeto criada através da revolução científica de origem Cartesiana é o principal motor da filosofia do individualismo que abastece as políticas capitalistas de desertificação ecológica e exploração indiscriminadas dos recursos naturais, bem como da atual crise humanística e da incidência crescente alarmante de casos psiquiátricos depressivos no mundo contemporâneo.

A solução para essa insalubre dicotomia sujeito-objeto cartesiana estaria numa nova espiritualidade calcada na mecânica quântica que inclui uma consciência participadora da realidade. Longe de sermos sujeitos indiferentes a explorar o mundo ao nosso redor, estamos caminhando para um paradigma onde sujeito e objeto estão plenamente unificados na experiência real do mundo. Esta quebra de paradigma cartesiano daria lugar a novas formas de espiritualidade e Berman chega a citar o budismo e seus estranhos paralelos com as descobertas da física quântica; e Berman não está sozinho nesta empreitada: o lógico Graham Priest é outro intelectual contemporâneo renomado que vislumbra profundas similaridades entre os conceitos de "Rede de Indra" do Budismo Mahayana e o conceito de entrelaçamento quântico; o conceito filosófico/religioso de "sunyata" (vacuidade) também é analisado, e são apresentados grandes corolários com as descobertas da física quântica. Com a severa perda do domínio da realidade que os físicos contemporâneos sofreram, realmente parece que a ciência está dando aval ao que antes era chamado de "misticismo budista".

Conteúdo recomendado:

Buddhism & Science - Quantum Mechanics and Entanglement - Priest

https://www.youtube.com/watch?v=Lsrx-u_QS7g