Chaplin

Sobre Saltos, Gravatas, Ternos e Máquinas

Faz algum tempo que o ego, as manias e as vaidades superaram o conhecimento; por consequência, a humildade deixou de ser a arte dos singelos e honrados homens que construíram o mundo.

Prepotência

Gentileza, solidariedade e sensibilidade é o trigo que me falta, para produzir o pão que alimenta àqueles que tem fome de justiça e igualdade.

3 letras III

Não barganho, negocio ou compro,

Mas se for pela paz,

Financio, endivido.

Afinal, eis aqui alguém apraz,

Que pela paz,

Compraz.

Olho no olho!

Por favor, escancare meus erros, exponha minhas falhas, adotando a sincera honestidade fundamentada, critique-me severamente, evoluo nas críticas, pois elogios impróprios, soa falsidade amigável.

Ouso afirmar que soa hipócrita ironia; fato que, honestamente, não faz-me afeito aos elogios que não sejam proferidos pelo coração e ditos pelo silêncio das vistas. Não obstante, contrário de quem muito diz; um simples olhar é o ataque às profundezas da alma. E é lá que suspira enlevada paz.

Tudo conspirava luz, sossego e harmonia;

Exceto um bando de garças se equilibrando nos galhos do coqueiral;

Outro bando de pássaros reunidos, tagarelando alto em idiomas indecifráveis;

Tucanos desfilando suas cores vistosas debaixo do arco íris que adornavam as colinas;

E as águas plácidas e murmurantes que corriam em torvelinhos.

Mas nada, nem por um segundo, nada importunava a tranquilidade, tirava o sono, desestabilizava o baixio, denominado Vale Encantado.

Recolhido em seu canto, o defensor de causas perdidas, compõe as partituras e notas da música que o compraz, com os pés descalços na terra; gorjeio de pássaros em efervecência e o clarão do luar em serenatas.

Em suma, regido pelos maestros pirilampos, rompem-se os ruídos desalentadores, adentram à sua casa a placidez harmoniosa do silêncio! E se o céu não cobre toda a Terra com seu manto pacífico, certamente não deixa nu esse pedaço inóspito, esse torrão de terra, chamado por uns de Vale Encantado; por outros, de A Felicidade Habitada na Paz.

Não obstante, a felicidade é àquilo que o felizardo almeja e faz por merecer.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 28/06/2019
Reeditado em 03/07/2019
Código do texto: T6683501
Classificação de conteúdo: seguro