Fé e Misericórdia

A misericórdia divina nos liberta da paralisia espiritual e corporal causada pelo pecado. Esta doença, até certo ponto, psicossomática tem a sua origem em nosso orgulho e soberba, manifestados em nossa dureza de coração (esclerocardia), que nos impede de avançarmos nos caminhos de Deus, aprisionando-nos em nossas falsas convicções acerca do sagrado. Somente a humildade e a abertura do coração ao novo de Deus fazem com que nos tornemos dóceis ação divina e redescubramos o prazer da surpresa causada pelo inédito divino. Aqui, não há limites ou espaços de engessamento ou engaiolamento da divindade. Deus é livre para agir como, quando e onde quiser. E, tudo isso é acionado por um dispositivo simples chamado fé. Esta não é entendida somente no seu âmbito filosófico, como assentimento a verdade testemunhada por outrem. Antes, ela é adesão de todo ser, até as últimas consequências, a uma possibilidade razoável e viável. Quem acredita toma posse, adiantadamente, do esperado e já goza, antes do acontecimento, da alegria que este pode lhe proporcionar. Quem tem fé arrisca, até mesmo, as suas últimas fichas na possibilidade que se lhe descortina aos olhos. É a fé que nos permite transpor todas as barreiras e muralhas em busca daquilo que acreditamos ser a verdade que nos liberta e salva. E, quando a encontramos, fazemos a experiência da misericórdia que passa a impulsionar os nossos novos passos.

Frei Michel da Cruz
Enviado por Frei Michel da Cruz em 18/01/2019
Código do texto: T6553808
Classificação de conteúdo: seguro