O Poder da Gratidão

Aprender a agradecer é a melhor coisa que podemos fazer por nós hoje.

Vivemos em um mundo em que todos os nossos desejos podem ser atendidos, caso tenhamos condições para o mesmo. Hoje, se sentimos vontade de comer algo específico, estamos a um clique de consegui-lo. Se quisermos ir a qualquer lugar, basta alguns comandos para ter um transporte. Podemos ver e ouvir qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter uma conexão a internet, e assim por diante. Podemos conseguir quase tudo que desejamos e a espera está ficando cada vez menor. Estamos nos tornando seres imediatos, como se a lâmpada do Aladim fosse o nosso próprio Smartphone. Apesar de toda a comodidade que a conectividade nos trouxe, parece que somos seres a cada dia mais infelizes, mais frustrados, ansiando cada vez mais por coisas que não podemos ter. Fazemos grande caso por pequenos obstáculos que surgem no cotidiano, porque estamos esquecendo a simplicidade da vida, de que precisamos de pouco para ser feliz, pois todos estes estímulos para desejar, comprar e consumir, faz-nos pensar que precisamos de mais e mais para nos sentir plenos. Um desejo insaciável de ter, ao invés de ser.

Algo que estive pensando é que, por termos tanto, acabamos não percebendo o que estamos tendo, e por esquecermos que somos seres privilegiados e afortunados, por viver em um mundo em que tudo está ficando mais fácil, esquecemos que existem ainda muitas pessoas que não tem acesso mínimo a tudo que temos, sem mencionar os que vieram antes de nós, que viviam em um mundo escuro, mais suscetível a doenças e com poucas possibilidades, mas que com certeza viviam bem menos estressados do que somos hoje.

O problema é que estamos esquecendo de AGRADECER tudo o que temos e somos. Temos tanto, mas agradecemos tão pouco por isso, pois estamos focando mais no que ainda não temos ou iremos ter a seguir, e se não o logramos, mesmo que algo fútil ou simples, frustramo-nos facilmente, deixando o negativo sobrepor-se ao positivo, pois damos fácil abertura para algo que vai nos deixar para baixo, enquanto ignoramos as milhares de possibilidades de estar feliz por ter algo, mesmo que simples, pelo que agradecer.

Precisamos fazer este exercício para ser feliz. Parar. Olhar ao redor e notar o quanto afortunados somos por termos um lar, uma família, o que comer, o que vestir, enfim… TUDO É MOTIVO DE GRATIDÃO, pois chegamos a este mundo sem nada material e é assim que sairemos dele.

Agradecer nos conecta com o mundo real, faz-nos sentir vivos e por que não mais felizes?! É assim que me sinto desde que comecei a agradecer mais pelo que tenho, ao invés de reclamar e lamentar o que ainda não consegui. Experimente!

Sinto muito.

Perdoe-me.

Sou grato.

Eu te amo!

– Thiago W. Flores.