Porque estou saindo do facebook.

      Estou finalmente realizando um sonho antigo: sair do Facebook. Certo, não é a primeira vez que desativo minha conta na rede social mais cara do mundo, mas nunca estive tão certo de que eu realmente não preciso mais de um perfil. Minha saída não está apenas relacionado à rede estar a cada dia menos interessante, mas ao mal que ela faz para a nossa saúde mental. A começar, por ser um vício. Você consegue contar quantas vezes no dia confere suas notificações ou entra simplesmente para rolar o feed? Se a resposta for "muitas, incontáveis, o tempo todo", talvez você também devesse repensar a sua participação na rede.

      Penso que aqui no Brasil, o Facebook foi uma das redes que mais demorou a pegar, mas quando finalmente se popularizou, a adesão de pessoas e empresas foi massiva. Por um tempo foi legal, a interação, o acompanhamento da vida dos amigos "mais distantes" e até mesmo o reencontro com pessoas com as quais não tínhamos contato há muito tempo. Mas, pelo menos para mim, algo não estava certo. Começou a ser uma necessidade básica da minha vida abrir o facebook. Estar antenado a tudo o que estava acontecendo, curtir tudo que os meus amigos ou ídolos postavam, e o pior: assistir, curtir, comentar e compartilhar conteúdo inútil. Não serei hipócrita, nem vou bancar o culto aqui. É divertido. Alguns memes são geniais. Mas todo o tempo que eu passava em frente a tela me levava a um questionamento pessoal: isso tudo é realmente essencial para a MINHA vida? Não quero através deste post dizer que todos devam abandonar o face, que ele é inútil, jamais! Inclusive eu corro o risco de voltar para lá (como já aconteceu outras vezes) eu acredito que existem pessoas que sabem realmente usar a rede para coisas construtivas, de forma saudável e que não são necessariamente viciados, como eu já fui. Estou falando de minha experiência pessoal com a rede, que não foi a mais feliz de um certo tempo para cá.

      Há muito tempo tenho consciência de que o Facebook estava tomando conta da minha vida. A necessidade de mostrar e contar para todos onde eu estava, com quem estava, o que estava fazendo e como estava me sentindo era quase uma obsessão. E o pior! Tudo que ia para lá, no meu caso, tinham que ser coisas positivas, para que as pessoas vissem o quanto minha vida era bonita e feliz, o quanto eu tinha amigos que me adoram, etc. E a maioria do que se ver por lá é basicamente só isso. Pessoas dizendo para o mundo o quanto a tarde delas foi perfeita, quando na verdade sabemos que não é bem assim. Ah! Tardes perfeitas não existem? Claro que existem! Não estou generalizando. Mas eu mesmo já tive tardes perfeitas que nem sequer passaram perto de ir para as redes sociais, como também já tive tardes de merda que foram para lá passar uma imagem irreal. Tudo o que vemos no face são recortes. Contam apenas um segundo de uma situação que nem precisa ser categorizada como algo curtível ou não, é apenas a nossa vida, e precisamos curtí-la, sem pensar se ela vai ser curtida.

     Entre várias coisas, o que fez com que eu me demorasse mais nesta rede social foi o medo de estar por fora, o famoso FOMO (Fear of Missing Out); o medo de perder contato com amigos ou de não ficar sabendo do que está acontecendo. Realmente a questão da informação é uma das poucas coisas que ainda está me deixando com receio, já que na internet as coisas chegam instantaneamente e mais cruas (nem sempre, mas ok), mas já estou estudando alguma forma de suprir essa necessidade. Outra desculpa que eu usava para me convencer de que não podia sair do face, era "tudo" o que eu já tinha construído. Todas as fotos postadas, todos as publicações, vídeos; principalmente depois que foi lançada a ferramenta "Lembranças do Dia", que nos faz rever tudo o que postamos há exatamente um ano, talvez esta última seja a principal culpada pela minha demora. Solucionei esta ansiedade ao descobrir que podia baixar tudo que já postei em um arquivo único, então esta desculpa eu já não podia mais usar. O arquivo está baixado e, talvez eu nunca nem o abra, mas ele está seguro em meu computador (a menos que ele dê defeito, claro). Felizmente a própria rede está ajudando as pessoas a enjoá-la, mudou e limitou o alcance de páginas, priorizando os posts de amigos, o que convenhamos, não é a coisa mais interessante que temos para ver. Vem abusando de propagandas, inclusive invadindo nossa privacidade para descobrir nossos interesses e quais produtos não resistiremos à propagando, entre outras coisas que estão ficando chatas e repetitivas, como a própria "lembranças do dia".

       Se você também sente que o Facebook que te faz mal, ou quer deixá-lo por qualquer outro motivo, mas tem dificuldades, recomendo que faça isso aos poucos. Poste com menos frequência, desative a maioria das notificações, entre com menos frequência, desinstale o aplicativo no celular, e entre apenas pelo navegador da internet, aos poucos você mesmo irá perceber que dá para viver sem ele, que muita gente vive sem e que você pode gastar seu tempo com coisas mais interessantes e que te façam mais bem. Existe vida fora do facebook. 

Thiago W Flores
Enviado por Thiago W Flores em 28/07/2018
Código do texto: T6402569
Classificação de conteúdo: seguro