Nós precisamos falar sobre câncer, fé – e a morte do Marcelo Rezende
O que é câncer e como ele funciona?
O câncer é o crescimento descontrolado de células anormais no corpo. Nosso corpo, possui milhões de células e com várias funções estas células crescem e se dividem para ajudar o corpo a funcionar corretamente. Algumas células morrem quando elas se tornam velhas ou danificadas, e novas células a substituem. O Câncer se desenvolve quando o mecanismo de controle normal do corpo para de funcionar, e as células velhas não morrem, fazendo as células ‘’ crescerem’’ fora de controle, formando novas células anormais. Estão estas células anormais podem formar uma massa de tecido, chamado tumor. Muitos canceres formam tumores sólidos, que são massas de tecido. Já os canceres do sangue, tais como a leucemias, geralmente não formam tumores sólidos.
Tumores benignos não se espalham, ou invadem, tecidos próximos. Os tumores benignos podem às vezes serem muito grande, no entanto. Quando removido, eles geralmente não voltam a crescer, enquanto os tumores malignos fazem isso. Ao contrário da maioria dos tumores benignos em outras partes do corpo, tumores cerebrais benignos podem ser fatais.
Como ele surge e porque é difícil curá-lo?
O câncer é uma doença genética, ou seja, ele é causado por alterações em nossos genes. Estando ligado diretamente com as nossas células, especialmente como elas crescem e se dividem.
As mudanças genéticas que causam o câncer podem ser herdadas de nossos pais. Elas também podem surgir durante a vida de uma pessoa, como resultado de erros que ocorrem quando as células se dividem ou por causa de danos ao DNA causados por certas exposições ambientais. Exposições ambientais causadoras de câncer incluem substâncias, tais como os produtos químicos no cigarro ou radiação, como raios ultravioleta do sol.
A Dificuldade na ‘’ cura do câncer’’ é porque cada pessoa tem uma combinação única de alterações genéticas. Como o câncer continua a crescer, as mudanças adicionais ocorrerão. Mesmo dentro do mesmo tumor, as células de diferentes tipos podem ter diferentes alterações genéticas. Quando o câncer se espalha sua erradicação se torna ainda mais difícil. Um câncer que se espalhou a partir do lugar onde ele começou a outro lugar no corpo é chamado de câncer metastático. Que é o processo pelo qual as células do câncer se espalham para outras partes do corpo.
A grande variedade de tipologias de canceres torna todo o processo de ‘cura’ desta doença mais difícil, pois existem mais de 100 tipos de cânceres. Tipos de câncer são geralmente nomeado para os órgãos ou tecidos onde os cânceres se formam. Por exemplo, o câncer de pulmão começa nas células do pulmão, e câncer do cérebro começa nas células do cérebro.
Mas não se desesperem, pois ‘’ difícil’’ é uma palavra que não se encaixa na comunidade cientifica.
A Dificuldade em atingir um novo patamar cientifico seja como pousar um satélite em um cometa ou curar uma doença é apenas parte do processo. Graças a ciência alguns tipos de canceres podem ser ‘curáveis’ como o câncer de próstata por exemplo além da facilidade em seu tratamento, sua ‘cura’ é quase que definitiva. Homens com câncer de próstata podem viver de cinco a dez anos após o seu diagnóstico e tratamento e muitas vezes morrem de causas totalmente diferente de seu câncer.
O Câncer de tireoide possui uma taxa de 100% de efetividade em sua cura, bastando simplesmente remove-la em cirurgia e passar por um tratamento com remédios hormonais. O câncer de testículo também pode ser curado após sua remoção antes que as células danificadas se espalhem pelo corpo desde que ele seja diagnosticado cedo. Outro tipo de câncer que pode ser curado antes que se espalhe é o câncer de pele se detectado logo no inicio após a remoção na cirurgia eles não retornam e pessoas podem viver de cinco a dez anos após isso.
E Quanto aos outros tipos de câncer? A ciência e a medicina vem caminhando com um passo de cada vez no tratamento e na cura do câncer. Enquanto alguns canceres possuem um tratamento e uma ‘cura’ efetiva como citado anteriormente outros possuem um diagnóstico e um tratamento mais complicado.
No entanto (...) o tratamento do câncer garante mais alguns anos de vida a aqueles que possuem a doença.
Existem muitos tipos de tratamento de câncer. Os tipos de tratamento que você recebe dependerá do tipo de câncer que você tem e o quão avançado ele é, algumas pessoas com câncer terão apenas um tipo de tratamento. Mas a maioria das pessoas tem uma combinação de tratamentos, tais como cirurgia com a quimioterapia e / ou terapia de radiação. Quando você precisa de tratamento para o câncer, você tem muito a aprender e pensar. É normal sentir-se oprimido e confuso. Mas, falando com seu médico aprendera sobre os tipos de tratamento que você pode ter, e isso pode ajudá-lo a se sentir mais no controle da doença garantindo mais alguns anos de vida.
E Quais os tipos de tratamento existem? e por que fazê-los?
Ao todo existem sete tipos de tratamentos disponíveis até o momento, o primeiro e mais comum entre eles é a cirurgia aonde o cirurgião irá remover o câncer do seu corpo. O segundo é a terapia de radiação; A terapia de radiação (também chamado radioterapia) é um tratamento de câncer que utiliza elevadas doses de radiação para matar células cancerosas e encolher tumores. O Terceiro e mais comum é a quimioterapia (também chamado quimio) é um tipo de tratamento do câncer que utiliza drogas para matar células cancerosas, muito utilizado para diminuir os sintomas do mesmo. O Quarto tipo é a Imunoterapia é um tipo de tratamento do câncer que ajuda o sistema imunológico a combater o câncer. O sistema imunológico ajuda o organismo combater infecções e outras doenças. Ela é constituída por células brancas do sangue e órgãos de tecidos do linfático.
A imunoterapia é um tipo de biológica. A terapia biológica é um tipo de tratamento que utiliza substâncias feitas a partir de organismos vivos para tratar o câncer. O Quinto tipo não é muito conhecido, mas é bastante eficaz se chama, Terapia-alvo que é a base da medicina de precisão. É um tipo de tratamento do câncer que tem como alvo as mudanças nas células do câncer com o intuito de mudar ou ‘bloquear’ seus efeitos. O Sexto tipo é bem conhecido, o tratamento hormonal que basicamente constitui em parar ou atrasar o crescimento do câncer utilizando de ‘hormônios’. O Sétimo tipo funciona como um tratamento, para o tratamento; e se chama ‘Transplante de células estaminais’ são procedimentos que restauram células estaminais formadoras de sangue em pessoas que tiveram as delas destruídas pelas doses muito elevadas de quimioterapia ou terapia de radiação.
Além de todos estes sete tipos de tratamento, ainda existem toda uma comunidade de cientistas trabalhando diariamente em novos tipos cada vez mais efetivos.
Por que devemos buscar o tratamento ou a cura, através da ciência?
A Ciência é a única ferramenta que se demonstrou efetiva diante de todas as outras ‘’ alternativas’’ a ciência levou o homem à lua, satélites em cometas, curou a varíola dentre outras doenças mortais. Criou a tecnologia, e cada dia que passa nos surpreende com alguma descoberta ou invenção.
Confiar na ciência é o caminho mais racional que qualquer pessoa pode tomar, um tratamento e diagnostico de câncer pode garantir cinco anos ou mais de vida ao paciente. E em alguns casos até mesmo a ‘cura’ como citado anteriormente.
Vamos supor que você possa viver mais cinco anos ou mais com a sua família, não seria muito melhor do que viver por apenas mais alguns meses ou dias?
A Ciência através do método cientifico é comprovadamente eficaz, e não depende de fé ou achismo para funcionar. Ela funciona você acreditando ou não, se tornando então a melhor saída para aqueles que possuem câncer.
Bom agora nós precisamos falar sobre a pseudo ciência, fé e o mito de deus.
Muitas pessoas ao se depararem com uma doença como o câncer tendem a se desesperar e sempre imaginar o pior, a maioria delas tendem a se apegar em fantasias religiosas e ‘’ curas alternativas’’ que embora sejam de fato confortáveis, na prática tem a mesma eficiência da crença em dragões.
Por outro lado nós temos a ciência que desde sua invenção pelas mãos do homem vem nos levando as estrelas - Literalmente. A Ciência e a medicina se mostraram eficientes para a humanidade, curando desde doenças mortais como a varíola ou criando computadores que nos permitem ler textos como esse. Ao contrário da fé que até hoje não se mostrou em NENHUM aspecto eficiente; Muito pelo contrário... a fé em deuses é irracional e perigosa, tanto quanto a negação da ciência e o uso de métodos pseudocientíficos como a ‘’ medicina alternativa’’
Por que irracional e perigosa?
A Ciência funciona e isso é um fato, para qualquer lugar deste planeta ou fora dele que você olhe você poderá observar um feito da ciência, desde um satélite em orbita do planeta que te garante internet, e televisão ou equipamentos lunares, telescópios etc, A computadores, carros, medicina, e vacinas.
Com a ciência nós podemos explicar a origem do universo e da vida na terra e como ambos evoluíram a ponto de criar ferramentas necessárias para estudar o cosmos.
Já a religião, a fé, e a pseudo ciência não possuem nenhum tipo de efetividade que possa ser comprovada ou testada. A Fé em deuses é irracional e infantil, existem uma boa variedade de deuses na história da humanidade e se comprovada a existência de vida fora da terra as chances deles também terem inventado seus deuses é bem alta. Tornando então o seu deus ou aquele outro apenas mais um no meio de milhares, aonde a única ‘’ prova’’ de sua existência seria um livro ou a ‘fé’ cega e sem comprovação.
A pseudo ciência '' funciona'' da mesma maneira, ela não possui nenhum tipo de comprovação cientifica não passando pela metodologia da mesma. Sobrando apenas a vontade de acreditar se sustentando nas costas de inocentes sem esperança.
Colocar a sua vida, ou a vida de um ente querido nas ‘’ mãos’’ de algo que não possui nenhum tipo de comprovação de sua efetividade seria o mesmo que sacrifício humano ou suicídio.
Pense bem, você sacrificaria a vida da pessoa que você ama o entregando ‘’ nas mãos de deus’’? ao invés de entregar essa pessoa a uma clínica com tratamentos efetivos através da ciência e da medicina.
Se você escolheu a primeira opção está sendo perigosamente irracional e sacrificando a vida do seu ente querido. E eu sei que suas intenções pessoais, podem ser das melhores, e que você alega ‘sentir’ deus e realmente acha que ele existe, logo colocar a vida de seu ente querido nas mãos de tal ser ‘’ benevolente’’ seria o ideal.
Mas esse tipo de atitude pode matar o seu ente querido ou a si mesmo. Se o seu deus existisse não seria necessário ‘fé’ ele poderia ser observado ou sentido por qualquer um, como o vento, ou a gravidade, ou os átomos que compõe o nosso corpo. E Se o seu deus fosse benevolente ele não teria criado uma doença tão mortal, a colocando em seus filhos inocentes os observando morrer enquanto os mesmos imploram pela vida.
Então restam apenas duas opções ou o seu deus é cruel e faz de tudo para que sua existência pareça improvável – ou ele não existe e você está falando sozinho com um mito criado pelo homem.
Então pense duas, dez, vinte vezes antes de colocar a sua vida ou a vida de um ente querido nas mãos de algo que não podemos provar sua eficiência ou existência.
Bom (...) mesmo que ‘’ deus’’ seja tão importante na sua vida, que mesmo diante de todo o absurdo nada abale sua ‘’ fé’’ eu recomendo que pelo menos seja minimamente racional e não largue os tratamentos médicos.
Acredite no seu deus, mantenha sua fé, mas não abandone a ciência pois ela garantida mente irá te beneficiar de alguma forma... mesmo que depois você credite o seu deus por isso.
‘’ A Escolha é minha se eu quiser largar os tratamentos eu vou largar’’
Bom se você for o possuidor da doença, e tiver mais de dezoito anos e quiser apostar sua vida em um conto de fadas, se realmente quiser colocar sua vida nas mãos de ‘jesus ou maomé’ ou seja lá qual fantasia você acredite, isso é problema seu. E Ninguém tem nada a ver com isso.
Agora se você for um pai, uma mãe, ou algum responsável por uma criança ou animal com câncer, é de extrema, e repito EXTREMA irresponsabilidade e crueldade fugir dos tratamentos comprovados pela ciência. Mesmo que você acredite no seu deus, mesmo que o seu livro predileto impeça algum tipo de tratamento. É a vida de outra pessoa que está em risco. E não trata-la devidamente é o mesmo que assassinato.
Então independente da sua fé, nesse ou naquele deus, independente do seu nível de ‘’ contato com o mundo espiritual’’ não deixe que seu filho, animal ou dependente pague o preço pela sua estupidez.
‘’ Eu posso acreditar em deus e ainda gostar de ciência’’
Aham... pode... faça isso é melhor do que negar a mesma. Apenas não busque tratamentos pseudo científicos, e se acredita em alguma fantasia ótimo, acredite, se apegue, mas não largue em hipótese alguma a ciência e a medicina.
E Sobre o Marcelo Rezende, é lamentável a fatalidade. Mas esse é o caminho daqueles que negam a ciência e se apegam a fantasias capciosas...
Independentemente de sua crença, a ciência é a única ferramenta que funciona.
A Vida é sua, e você pode fazer o que quiser. Apenas tome cuidado para que suas atitudes tolas não firam aqueles inocentes que dependem de você.
E o texto chega ao fim, que a força esteja conosco.