O indivíduo em sua dança moral
O nível de conhecimento e desejos, são pertences exclusivamente individuais, no mais é tudo uma tentativa moralizadora que nasce falida. É impossível impor a vontade coletiva no indivíduo, da mesma maneira que não tem como impor a vontade individual no seio da coletividade. Tudo o que existe no mundo é conhecimento e falta de conhecimento, sendo que quanto mais conhecimento, é necessário muito mais poder para que escolhas sejam feitas.
Não tem como saber o destino e nem como lembrar do passado, sem que possamos penetrar profundamente no agora que é irreversível. Alguns se enganam na vida quando ficam fascinados em estarem aonde não estão, em viverem daquilo que não vivem em razão da natural destruição daquilo que está no próprio coração. Todos acreditam ser difícil tocar o novo sem máscaras, o problema é que bem no fundo da imaginação sabem que é preciso deixar do conforto de se esconder em meio ao rebanho, para que finalmente possam chegar além do bem e do mal.
Nenhuma doutrina vem para ser verdade absoluta, apesar de que todas as doutrinas que caem no senso comum são uma tentativa da humanidade em eternizar conceitos. Seria tão fácil encontrar pessoas reflexivas, o problema é que os tolos tentam reprimir ideias, enquanto que a própria ideia que tentam segurar é engolida pelo ódio. Talvez esteja no silêncio toda a grandeza da compreensão, ainda que os gritos sejam a marca de liberdade dos aflitos.
Eu tenho muito mais do que sonhos para realizar e ao mesmo tempo busco é despertar a vontade das pessoas para que possam modificar o próprio comportamento, o que não tenho é bom ânimo para aceitar tudo calado, vejo na guerra a possibilidade de proporcionar uma paz de espírito tão longa que seja a marca de que o momento presente não poderá terminar. No mesmo abismo que alguns enxergam a morte, eu consegui ver que a dança é interligada aos olhos daqueles que conseguem observar com o coração. Na realidade, parece que todas as grandes mentes são feitas por sensíveis corações.
A pregação da morte ou de que todos precisam sofrer para chegarem ao paraíso, é mais uma linha moral daqueles que não conseguiram se encontrar. O amor não é ver o lado negativo do mundo, o amor é sacudir em uma loucura que provoque risos tão irônicos que sejam capazes de atravessarem oceanos até que cheguem no que mais importa, que é o agora do indivíduo. Se falta para muitos a capacidade da compreensão, que seja despertada a vontade de compreender, por apenas existir uma consciência que significa uma pequena partícula do espaço chamado inconsciência.
Escritor Joacir Dal Sotto .'.
Cura Mental e Espiritual "Mestre Divino" .'.
Em breve o meu livro "Curvas da Verdade" .'.