O lado imponente dos potentes

Ainda que o medo seja um agente de proteção na vida de muitas pessoas que decidem cruzar o deserto após passar a tempestade, é o medo algo que precisa ser superado em diversos momentos da existência. Não podemos temer uma moral por ser moral apenas aquilo que nos agrada no cotidiano, não podemos temer uma moral por ser a ética que vigora entre aqueles que se amam o que existe de mais importante na vida. Naturalmente concentra-se na pressa e ao mesmo tempo no despreparo das pessoas modernas todos os desastres emocionais que estão longe de representarem toda a substância trágica aos olhos da filosofia.

É difícil compreendermos alguém enquanto que nós não conseguimos se compreender, é difícil compreendermos alguém enquanto que nós somos incapazes de aceitarmos o novo. A substância da fé está na totalidade que faz agir, a substância do saber está em saber que ninguém muda ninguém e apenas quem é capaz de refletir consegue mudar o próprio templo interior. O mundo é absolutamente sem graça quando existe apenas uma crença disfarçada de ignorância que defende o amanhã, tamanha ilusão funciona como uma velha máxima de que futuro e passado são marcas essenciais para quem vive de ressentimentos.

O ganho de cada escolha é que sem escolhas não chegamos em lugar algum, é que sem a nossa capacidade de estarmos livres para escolhermos por novos caminhos não teremos paz nas profundezas da alma. Tudo seria tão triste sem a ironia que não podemos deixar do ego para salvar quem sempre se negou e estender a mão para acariciar os próprios sentimentos. No mundo dos fortes o que existe é igualdade de resultados e não um padrão miserável de que precisamos de igualdade de oportunidades, é que a vontade independe dos valores demasiadamente humanos que eternamente serão sufocados pelo que apenas o novo consegue enxergar.

Mesmo que os ossos humanos não sejam jogados pelo vento é o calor e o frio do deserto que se misturam nos danos que causam em quem é fraco, a força se conquista através do amor para que tudo de maravilhoso possa acontecer para quem não tem pressa para caminhar com perfeição. Os bons costumes sempre são de dentro ao encontro do que conseguimos despertar no mundo exterior, os desacordos éticos fazem apenas com que os sábios anunciem a partida antes mesmo de traírem os acordos éticos como fazem todos os corruptos que roubam por vingança. A tolice dos homens modernos é que correm sem saberem para onde, é que quando estão sem fé são taxados como doentes pelos religiosos, é que quando estão cercados de metas na academia ou trabalha fazem da vida uma escala de reprodução como animais que não querem ser domesticados pelo prazer momentâneo.

Do outro podemos apenas retirar pequenos detalhes ao nosso bem viver, do outro podemos fazer uma união que quando cada um cuidar de si mesmo torna-se possível ser sempre uma ponte em que profundamente sejamos o braço do jovem e nunca a mão que acusa sem provas da experiência pessoal que cabe ao que cada indivíduo é capaz de despertar para si mesmo. Que bom seria se todos fossem águias que voassem livremente e sabiamente pelos céus com uma incrível capacidade de perceberem que apesar de que a vida de águia não passa das limitações da águia é uma vida que vale pelo momento em que acontece, é uma vida que mesmo que dure pouco diante dos perigos da natureza é uma vida alegre sem os malditos ressentimentos. Se vai o mundo quando chega a hora de partir para uma nova morada e do mundo não levamos nada, enquanto que vale a pena vive pelo momento presente sendo que mesmo no paraíso ou inferno teremos continuação do que agora estamos fazendo.

A dança digna de aplausos está no abismo, está na infância alegre de muitos que começa com mentiras pregadas por quem prega valores com a falsa face de que são valores divinos. O que dói no fundo da alma é que o ser humano tenta ser pequeno sem ao menos tentar ser grande, o que deixa os sábios com risos incontroláveis é ver que nos doentes está toda a marca de que eles não querem se curar por desejarem é do fundo da alma que os cuidadores se limitem ao que eles mesmos ocasionaram. Não adianta todos estarem na escola e na igreja enquanto os céus é apenas no amanhã, enquanto que posições na vida servem apenas como uma dica de que amanhã seremos potentes para que hoje prevaleçam impotentes diante do preconceito moral.

Escritor Joacir Dal Sotto

Joacir Dal Sotto
Enviado por Joacir Dal Sotto em 03/05/2015
Código do texto: T5229247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.