Analogia do prédio

Opinião é a palavra que em sua manifestação mais gerou guerra, impulsionou mortes, mais se instalou hereditariamente na vida das pessoas, desde as questões mais supérfluas como um doce predileto até as questões mais delicadas, como a política, a religião, a moral.

Agora vamos imaginar pessoas debatendo sobre a cor que elas querem para pintar um prédio.

O que mais ocorre é que há quem defenda a amarela porque e enérgica, há quem defenda a branca porque é básica, há quem defenda a azul porque transmite paz e harmonia. Mas nenhum desses que defende morará sozinho naquele prédio. Alguns sequer nem compraram um dos apartamentos, mas passam todos os dias em frente, possuem uma vista para lá.

Quando se tem tantas opiniões fortes para cada um, se tem a desordem e a confusão de cores e conceitos como respeito e opressão. Mas na realidade existem outras infinitas possibilidades de pintar o prédio. A democracia surge para que a maioria vença a minoria ou que ainda todos acabem por escolher "aquele que conquistou mais gente mesmo".

No fim das contas nem todos estarão satisfeitos. É um mito então dizer que a democracia é o respeito a todos. Porque se a maioria optasse por você nunca comer feijão, você nunca comeria feijão. Se a maioria optasse por você nunca usar gravata, você nunca usaria gravata. Analogia, por favor.

A opressão ultrapassa a opinião, porque esta, por sua vez, fala em todos. Mas a opressão fala em uns e submete outros. E é conveniente justificar como "expressão" ou ainda "democracia, já que temos um Estado laico, MAS onde a maioria quer que seja desse jeito por sua moral."

Pois então essa maioria escolherá o que você fará com o seu corpo, com a sua vida, visão, mas não te estenderá a mão diante dessas imposições porque a vida é individual em cada ser. E é isso aí! Você faz o que eu votei para que fizesse e eu vivo o que eu vivo aqui.

Sim, isso é oprimir. É submeter pessoas para outras pessoas. É tapar pensamentos, é estourar de novo uma guerra por dar tanto poder a uma certa opinião e calar uma outra. A diferença é que há coisas que remetem a você e que VOCÊ sofrerá consequências por causa de outras pessoas que passam longe desse sofrimento. A vida nunca é a mesma.

Podem então pintar o prédio da cor branca porque a maioria escolheu assim. Ótimo. Mas não se contentam e partem para a escolha das cores das paredes dos apartamentos de cada morador.

O morador que arca com os gastos, o morador que é dono daquele ambiente... E então simplesmente se metem nas paredes dele, na decoração, na roupa de cama. E se não forem obedecidas sobem as escadas com baldes de tinta, batem na porta e jogam nas coisas que nunca foram e nem serão pagas por elas.

Tai Sant Ollem
Enviado por Tai Sant Ollem em 04/10/2014
Reeditado em 06/10/2014
Código do texto: T4987180
Classificação de conteúdo: seguro