Como controlar o que sentimos?

Por que é tão difícil manter o foco diante de problemas? Por que não conseguimos manter a concentração referente ao que é preciso, diante das adversidades? Falta nos controle emocional, não nos ensinam a lidar com os problemas, não nos ensinam como lidar com as emoções e com a razão ao mesmo tempo. Somos empurrados, arrastados, obrigados a continuar seguindo a vida. Não temos opção. Mas, fazemos isso de uma forma incompleta, incapaz. Não conseguimos fazer o que é importante, ao que diz respeito a rotina da vida, de forma completa, plena. Apenas fazemos. Nosso pensamento, apenas não está lá, está em qualquer outro lugar, menos onde precisamos que esteja. Ligamos o modo automático, robotizado, que nos ensinam nas escolas e, seguimos a vida, com a alma perdida, mas seguimos, porque não tempo opção, precisamos fazer. Temos necessidade. Depois nos sentimos frustrados e tentamos preencher esse vazio, sem saber com o quê?

Mas, quem nos ensina a lidar com as nossas emoções? Ninguém. Nem a escola, nem nossos pais, porque eles também, na maioria das vezes, não sabem nos ensinar, porque não aprenderam. Aprendemos ou não, sozinhos, na tentativa e erro. Confundimos sentimentos, ansiedade com nervosismo ou medo, amor com paixão ou posse, raiva com indignação, etc. E, assim, seguimos a vida, perdidos. Sem saber o que somos e, o que sentimos. Raras as vezes temos consciência da importância de resgatar nosso eu, ou da importância de aprendermos a entender o que sentimos. Precisamos aprender a distinguir o que nos faz bem, do que nos faz mal, para que possamos eliminar da nossa vida sentimentos e situações negativas. Para que possamos ir atrás do que nos faz bem. Como podemos encontrar a tão sonhada felicidade se não sabemos quem somos e o que sentimos? Se não nos bastamos na nossa presença? Antes, de qualquer coisa, devemos colocar em prioridade a nós mesmos. Ir ao nosso resgate, porque não são poucas as vezes que nos perdemos por essa vida. E, nossa alma fica, assim também, desorientada.

Rafaela Andrade
Enviado por Rafaela Andrade em 18/06/2013
Reeditado em 22/06/2013
Código do texto: T4346776
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.