O BRASIL E O BRASILEIRO

O BRASIL E O BRASILEIRO

Tradicionalmente o Brasil é conhecido como um país rico em cultura, justamente por abrigar povos de diversas partes do mundo. A mídia sempre mostra o Brasil como um país alegre e em desenvolvimento. Mas e quanto ao Brasileiro? Será que o povo Brasileiro conhece realmente a cultura de seu país e se desenvolve junto com ele???

Hoje realmente vemos um crescimento econômico no Brasil. É um fato que tem aumentado o número de pessoas que hoje podem ter acesso à televisão, revistas e internet, mas até que ponto este fator econômico promove a educação e cultura do Brasileiro?

Tamanha difusão da tecnologia tem provocado efeitos negativos. Alguns dados, por exemplo, mostram que o Brasil é o campeão de acessos em sites como Orkut, Facebook, enquanto que páginas que divulgam cultura, ciência e lazer são praticamente desconhecidas, e não é por falta de dinheiro, pois a internet democratizou a informação de tal forma que o mesmo Brasileiro que gasta horas postando fotos de sua balada, poderia gastar este tempo lendo sites culturais.

A leitura é imprescindível na formação de qualquer nação, e é algo que deve começar cedo na vida de uma pessoa, pois muitas quando adultas reclamam da falta de tempo porque simplesmente demoram para ler ou não compreendem o que acabaram de ler. E isto fatalmente interfere no tipo de cultura que a pessoa irá consumir; provavelmente vai preferir revistas de fofoca com muitas fotos e pouco texto, programas de TV sem nenhuma crítica e sites da internet sem o menor conteúdo. O fato é que toda esta cadeia de formação na vida de um indívíduo começa com o simples hábito da leitura e com uma boa formação escolar, e é algo que dificilmente será revertido na fase adulta.

O brasileiro sempre teve a fama de ser um dos povos menos participantes e atuantes no mundo, e isto tem uma ligação direta com a leitura , porque precisamos saber o que queremos para então cobrar, criticar e tomar atitudes. A educação e informação atualmente é muito mais difundida do que antigamente, e temos a escolha entre ler um livro do Machado de Assis ou assistir ao programa do Faustão, entre acessar sites culturais da internet ou ver o ultimo besteirol do Youtube. Temos a opção de trazer coisas positivas para nossa vida, e o mais importante , podemos passá-las para as próximas gerações.

Fe Costa
Enviado por Fe Costa em 14/03/2013
Código do texto: T4187273
Classificação de conteúdo: seguro