DE BRASÍLIA AMARELA ATÉ CAMARO AMARELO ( A decadência da Música no Brasil )

DE BRASÍLIA AMARELA ATÉ CAMARO AMARELO ( A decadência da Música no Brasil )

Lembro como se fosse ontem, foi um dia voltando da escola, parei na frente de uma loja e comecei a ouvir um som que tocava quase no último volume, era uma música com versos engraçados, um refrão maluco e instrumentos bem tocados. Aquilo realmente ficou na minha cabeça, e não apenas na minha, lembro que no dia seguinte todo mundo no colégio só cantava, imitava e falava daquela banda, numa mesma semana eles foram em quase 10 programas de TV, venderam milhões de discos, e fizeram centenas de shows. Estava lançado e consagrado “Os Mamonas Assassinas”.

Deixando as tragédias de lado, podemos classificar “Os Mamonas Assassinas” como verdadeiros músicos, que sabiam o que estavam fazendo, eles já haviam tentado de tudo, foram muitos ensaios, shows, festivais, gravações, releases, contatos, mas a banda parecia não vingar. Até que de uma ideia cômica, aparentemente infame, surge uma banda de enorme sucesso no Brasil, sucesso que podemos analisar como retorno merecido, tendo em vista não só as tentativas, mas também o aprendizado e a experiência que a banda já tinha mesmo antes da fama.

Não é difícil lembrar dessa época de ouro para o Pop Nacional, eram realmente muitos artistas criativos aparecendo o tempo todo, você ligava o Rádio ou a TV, e lá estava o Cidade Negra, Gabriel O Pensador, Charlie Brown Jr, Planet Hemp, Lenine, Raimundos, Mundo Livre S.A, Chico Science e Nação Zumbi, O Rappa, Skank, Racionais, Mamonas Assassinas, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Nando Reis, entre muitos outros, gravando e tendo o destaque merecido pela mídia o tempo todo.

Qualquer um dos artistas citados pode ter sua letra ou a execução musical analisada, ela certamente terá um grande nível de qualidade, tanto nas questões de originalidade, criatividade, envolvimento social, ou mesmo na capacidade de realizar ótimos shows e gravações. Infelizmente o que vemos hoje é uma destruição completa da cultura brasileira, pessoas são enganadas por falsos artistas que ganham rios de dinheiro com músicas extremamente pobres.

Prefiro não citar o nome dos péssimos artistas nacionais da atualidade, visto que são tantos que não caberiam nestas páginas, além do que infelizmente basta ligar a TV ou o rádio para ouvir toda a decadência, pobreza cultural e derrota da música brasileira. A população se contenta em ser enganada por ritmos pobres e repetitivos, letras retardadas e também repetitivas, e harmonias simples, que também são repetitivas. Uma verdadeira lavagem cerebral alienadora, de tal maneira que prefiro terminar este texto com um trecho de uma música do Gabriel o Pensador que acredito fazer sentido nessa época em que vivemos:

“Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente

A gente muda o mundo na mudança da mente

E quando a mente muda a gente anda pra frente

E quando a gente manda ninguém manda na gente!

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura

Na mudança de postura a gente fica mais seguro

Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada,

até quando vai ficar sem fazer nada”

Fe Costa
Enviado por Fe Costa em 13/03/2013
Reeditado em 13/03/2013
Código do texto: T4185501
Classificação de conteúdo: seguro