Uma Sábia Constatação
Pode parecer estranho, mas na experiência prática se percebe que há alguns cristãos que são verdadeiramente espirituais, e que ficam, pelo menos durante um tempo, debaixo de um afeto irregular e se preocupam em demasiado com as coisas terrenas.
Eles estão em processo de crescimento espiritual, e assim experimentam esses graus de espiritualidade.
E onde isto não estiver acontecendo, a graça nunca pode prosperar ou florescer, avançando para um grau mais eminente, porque o crescimento espiritual consiste também numa mortificação progressiva da carne e suas cobiças pelas coisas terrenas.
Então é de se esperar que no curso da vida cristã, haja estes períodos que vão avançando de maior para menor apego às coisas terrenas, em razão de um maior envolvimento com as coisas espirituais de Deus.
Tal mentalidade terrena é completamente incompatível com ser espiritual, mas muitos são poupados de serem castigados por Deus por conta desta mentalidade carnal, porque estão sob o trabalho da graça, em franco processo de crescimento espiritual, ainda que não estejam conscientes disso, para que sejam desmamados do mundo.