Ter coragem e seguir em frente

Tomar certas atitudes, quando não há a compreensão de si, é muito difícil. Às vezes bate a insegurança de que o que é feito ou desejado não está dentro do socialmente aceito. Somos seres sociais e precisamos nos adequar aos padrões culturais por uma questão de sobrevivência. Nada de errado nisso, pelo contrário. O ponto é que hoje tendemos, mesmo que inconscientemente, buscar a felicidade dentro de nós, de acordo com os nossos valores. 

O nosso tempo é marcado pelo questionamento das instituições (família, igreja, estado) e, indo mais além, pelo questionamento de nós mesmos. É este o grande perigo de pensar: descobrir coisas que nos angustiam. Descobrir que o que acreditamos, muitas vezes, não nos faz bem. Descobrir que tudo o que construímos está edificado em alicerces frágeis ou que aparentemente não deu em nada. Descobrir que podemos muito bem ser contraditórios. Descobrir que não somos tão bons quanto pensamos e que podemos magoar quem mais amamos.

Ter consciência de si não é nada fácil, pois entramos em confronto com o que tomamos por bússola. Só o fato de suspeitar que estamos indo na direção errada dá a angustiante impressão de tempo perdido. Sentimo-nos inseguros porque perdemos a direção do nosso porto seguro e pensamos que vamos ficar à deriva por não saber qual rumo tomar. 

Mas a razão existe para nos ajudar a superar os problemas que surgem. Se a nossa bússola não funciona mais, temos as estrelas e o sol para nos guiar. Temos que confiar na nossa capacidade de superar desafios e de fazer o que é melhor para si e para os outros. Por mais que tenhamos fraquezas, não devemos permitir que sejamos impedidos de lutar pelo que realmente nos fará bem.

Caio Márcio Rocha Coriolano
Enviado por Caio Márcio Rocha Coriolano em 07/09/2012
Reeditado em 22/10/2012
Código do texto: T3870705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.