Com um Habeas Corpus tudo fica fácil
É fato que o Brasil precisa de muitas melhorias socioeconômicas para virar um país de primeiro mundo, isto é, desenvolvido. Mas, não é necessário que ele vire um país economicamente forte para que vire um país melhor. Uma das primeiras melhorias que nossa Nação poderia ter seria um novo Código Criminal, para que os assassinos e ladrões não fiquem impunes, passem apenas uma noite na cadeia e no outro dia recebam um habeas corpus e vão embora. Os criminosos precisam pagar pelo que fazem, não adianta apenas uma “ficha suja” na policia. Quem rouba, mata ou seqüestra tem que passar anos refletindo o que fez. Não que aprovem a pena de morte, mas para crimes hediondos – que chocam a sociedade – uma prisão perpetua serviria. Sim, quem comete barbaridades, deixa todo um país de queixo caído merece passar toda a sua vida na cadeia, principalmente aqueles que atacam crianças indefesas. É muito fácil ver noticias sobre pais estuprando filhas, assassinando seus primogênitos, chacinas, roubos milionários, e é mais fácil ainda saber que três, quatro anos depois esses criminosos estão soltos. É ridículo se ouvir que a pena máxima no Brasil seja de apenas trinta anos e para crimes hediondos, que ficam um bom tempo na mídia. Do outro lado estão os milionários, corruptos, ladrões. Pessoas que tem em um mês o dinheiro que o trabalhador leva anos para conseguir. Sim, para esses com um habeas corpus e todo o dinheiro que eles tem, tudo fica fácil, a começar pelos advogados caríssimos que são contratados e todo o poder que eles têm. É, isso mesmo: quanto mais se tem dinheiro, mais se tem poder – e soa estranho ouvir que essa época já passou -. Uma pessoa com menos poder aquisitivo rouba uma fruta de uma enorme fazenda. Esta pessoa vai presa, leva anos na cadeia. Sua família que tanto dele já não tem mais o dinheiro para pagar suas contas. Invertendo a situação: o filho de um milionário dono de empresas por todo o Brasil resolve “brincar” e rouba frutas ou animais de uma pessoa que precisa daquilo para sustentar seus filhos. Esse garoto nem vai ter sua “ficha suja”. Quanto à maioridade penal, é de pleno acordo que ela seja diminuída. Os traficantes usam crianças para transportar ou vender suas drogas. Os pequenos cumprem penas socioeducativas e em pouco tempo já estão nas ruas, sendo usadas novamente, até que virem maiores de idade viciados e traficantes e contribuam para o aumento dos viciados no país. Por que com um habeas corpus tudo fica fácil.