Lei Áurea: Libertação ou Falácia?

Treze de Maio se aproxima.

Data historicamente ligada à "libertação" dos negros escravos no passado, na História do Brasil.

Na atualidade é vedado às pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade, avaliarem a realidade de tal data e os acontecimentos a ela ligados. Porquê? Muitos sabem, porém não se fala sobre isto!

Houve verdadeira libertação? Ou mudou-se apenas a forma de aplicação do sistema escravocrata? O negro "ganhou" certo grau de liberdade. "Ganhou" a liberdade, mas, tinha Terras plantar?

Sabia ou tinha o que fazer com a "liberdade" ou alforria obtida?

Libertou-se os negros dos trabalhos do engenho porque engenho não daria lucro nos anos que se seguiriam.

Na atualidade, brancos e negros continuam escravos muito embora creem-se llivres; vive-se uma época onde se diz que a ditadura acabou. São escravos dos ditames da moda; da mídia televisa que os escraviza para assumirem a opinião que a TV deseja impregnar em crianças, juventude e mulheres com pouca escolaridade. Os quais são os maiores consumidores de produtos tais como: "Linguagem" jargões, piadas, vestuário, trejeitos, perfumes, cigarros e bebidas alcoólicas, entre outros.

Escravos da opressão malígna. Quem ousa questionar as imposições feitas às pessoas frequentadoras de um terreiro - faça isto, vista aquilo, de tal oferenda, etc? Muitos outros escravos das supertições como: bater três vez na madeira para afastar coisa ruim; vestir amarelo pra dar sorte, branco para dar paz, ou não passar de baixo de uma escada em uma sexta-feira 13? Menti?

Escravos, acorrentados frente uma tela de TV para assitirem anestesiados semanas afim o BBB. Zorra total ou novelas. Menti? E discutem, analisam, elogia ou criticam os acontecimentos das novelas como se fosse parte sua própria existência. E por vezes não sabem a nota ou frequência do filho na escola. Menti?

Escravos acorrentados a princípios impostos como no Islamismo, catolicismo, certos grupo do cristianismo para as mulheres apenas: (vista saias longas, nunca vista calças compridas, não assista TV; não corte o cabelo). Tais pessoas não se dão à liberdade de consultarem para saber outro lado das imposições. Durantes centenas de anos, ouviu-se a missa em latim, sem se questionar o significado e impactos daquilo na vida física e espiritual.

Estou mentindo?

Porque não tem havido empenho visível no sentido de se evitar a escravatura causada pelas drogas? Drogas dão lucro! Na visão dos que se enriquecem através dela, não importa quem morrerá por conta do vício!

Alguém ou alguns se enriquecerão com os lucros advindos do vício e morte da esmagadora maioria.

Quem se importará com o alto número dos que morrerão ou perderão sua liberdade para não usá-la? Isto não é? porque nunca foi questionado?

Alguém me alertou que terei o pescoço rolando se escrevesse sobre tal escravatura.

Cadê a liberdade de expressão?

Reflexão é vida. Melhora a qualidade de vida. Não basta criticar. É importante tomar-se atitude que evidencie desejo de mudar para melhor.

Ninguém deseja mudar para melhor se não souber a diferença entre o melhor e o bom.

Já que a diferença entre o excelente e o ruim é fácil.

A diferença entre o bom e o melhor é mais difícil de ser detectada. E conhecer esta diferença é que nos dará condições de optar pelo melhor, pelo excelente, não apenas bom.

Vivamos todos não apenas um treze de Maio diferente, mas também uma vida melhor, não apenas boa?

Nadir Neves
Enviado por Nadir Neves em 14/04/2012
Reeditado em 14/04/2012
Código do texto: T3612053
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.