Inclusão social nas escolas
Inclusão social nas escolas
É mito ou é realidade?
Lei: todos iguais sem esmolas
Real: mestres em insanidade
Todos têm direito à Educação
Seja normal ou ser especial
Professor sem especialização
É uma dificuldade bem real
Não há condição condizente
Faltam instrumentos, adaptação
Incluído é jogado como indigente
Sem a necessitada socialização
Denise Severgnini
Obs.: Sou professora e sou a favor da inclusão social nas escolas, desde que sejam dadas ao professor às condições de trabalho e que a escola esteja preparada para receber estes alunos.
Já recebi alunos com deficiência auditiva e tive que, por conta própria, fazer um curso de Libras para interagir com ele.
Já tive aluna cadeirante.Além das minhas funções de professora, tinha que ajudar a mesma em algumas ações, como por exemplo ir ao sanitário.(Não que eu não fizesse isto com vontade, mas creio que não é função do professor.)
Já tive alunos com problemas sérios de aprendizagem, que são “promovidos” para séries seguintes por força de lei.Fui buscar condições de dar a eles uma qualidade de ensino razoável.
Digo isto, não como reclamação, mas sim como um alerta.
A inclusão social é necessária, mas não da maneira que está sendo feita na maioria das escolas que eu conheço.
Alunos são “jogados” dentro de uma sala de aula e o professor que se vire.
Aliás, este ano terei 2 inclusões em sala de aula, além de uma classe multisseriada, 5º ano de 5º anos de nove anos na mesma sala.
São todos bem-vindos!Professora Denise agradece o desafio profissional de 2010.
“As diferenças enriquecem a vida de todos.”
Gostaria que os amados confrades e confreiras fizesse um poema que falasse sobre a " inclusão social nas escolas ", mito ou realidade.
abraços...Farick