Consciência

Uma das piores coisas na vida é não estarmos bem com nós mesmos. É quando estamos com nossa Consciência abalada de alguma forma. Quando isso ocorre, parece-nos que tudo vira problema. Até o cachorro de estimação que chega para receber um carinho nos incomoda!

Se isso acontecer com você, pare por um instante. Nada é mais importante – eu disse nada – do que você mesmo. Seu trabalho, sua família, suas finanças, seus afazeres, enfim... Procure qualquer coisa e verá que, se você não estiver bem, nada importa. Como tratar bem sua família, seu filho, ou então realizar um bom trabalho se você está desgastado e/ou infeliz? Impossível...

Por isso, pare... Respire... Busque dentro de você qual o motivo de não estar bem consigo mesmo. Em quase todos os casos que já vi (e me incluo nessa!), já sabemos a resposta, isto é, sabemos o porquê de tanta insatisfação, ou “dor na consciência”, ou ainda mágoa... Esta é cruel. Um dos piores sentimentos que existe. Mas se você souber a resposta, já é um grande passo.

Se você tem alguma dúvida (daquelas que te acordam de madrugada...), pergunte para si mesmo: “O que eu quero para minha vida?” e a resposta virá como um raio. Busque apoio em Deus, mas faça sua parte. Não acredite que os anjos irão resolver seus problemas (o “meu” Anjo, por exemplo, agüenta muito tranco junto comigo, mas não resolve meus problemas para mim, apenas me apóia quando preciso).

Uma coisa importante que temos de ter consciência é sobre as pessoas que nos amam. Elas estão sempre prontas a nos ajudar. Talvez não exatamente do jeito que queremos ou esperamos, mas não colocam condições ou impedimentos para estar sempre ao nosso lado. O problema é que nos momentos de tormenta, não enxergamos isso. Pode acontecer de afastarmos aqueles que nos amam, ou interpretarmos os conselhos erroneamente, ou ainda simplesmente duvidarmos de tudo que nos falam. Cuidado... A confusão mental é algo implacável e nos deixa “surdos-cegos-mudos” de toda forma...

Não busque as respostas FORA de você, mas EM você. Tudo está aí dentro... Basta ouvir seu interior, sem interferências da mente. A meditação é uma ótima ferramenta para isso. Existem diversas técnicas, alguma servirá para você. Gosto muito da técnica do “Observador Passivo”, na qual olhamos para nossa vida como se fossemos uma outra pessoa, e analisamos os fatos sem julgá-los, sem achar que algo está certo ou errado. Apenas olhamos... Como se estivéssemos no alto de uma colina olhando para nossa vida lá embaixo... É bem interessante. O resultado pode ser incrível, tente.

Nada melhor do que o esclarecimento dos fatos. Isso é vital para que possamos nos encontrar. A conclusão é: “somente a Verdade liberta”. Seja sensato e verdadeiro com você mesmo e também para com os outros, e o restante das coisas fluirá como um rio calmo numa noite tranqüila.

Luis Mauricio
Enviado por Luis Mauricio em 16/10/2009
Código do texto: T1870050