Texto: O TEMPO DA NOSSA EXISTÊNCIA
Texto: O TEMPO DA NOSSA EXISTÊNCIA
Autor: Odenir Ferro
O tempo voa!... O Tempo da nossa existência é muito veloz. É um tempo aonde temos algumas liberdades, que mesmo sendo muitas vezes cerceadas, não deixam de ser uma liberdade ampla para prosperarmos, para crescermos, aprendermos com a nossa comunicabilidade voluntária produzida dentro de um mundo pleno de muitas formações expansivas de expressões que nos dão plena capacidade para realizar nossos objetivos ao demonstrar nossos conhecimentos através da nossa cultura.
Em questões tão amplas e diversas no tocante a tudo o que se refira aos nossos mais profundos ou os mais superficiais conhecimentos que se refiram aos valores enraizados dentro da nossa cultura geral, podemos até julgar que seja de extrema importância a manifestação popular. Na cultura popular existem muitas forças de expressões, que acredito que sejam das mais espontâneas, mais importantes que se possa haver no meio de quaisquer sociedades. Dentro dela, atuam incessantemente os mais variados e significativos cultivos de puros, belos, diversos e esplêndidos conhecimentos, que ora se nos apresentam de formações muito extensas e de enredos muitas vezes tão complicados e noutras, tão singelos, e que, portanto, até nos desperta uma profunda e real comoção.
Penso que é muito importante este cultivo de aprendizados mais populares, onde podemos aprender com os mais variados seguimentos da vida, assim como também temos perfeitas habilidades para interagir com a plenitude da existência ao criarmos meios para demonstrarmos senão todos, apenas alguns dos nossos conhecimentos adquiridos ao longo da nossa árdua caminhada que viemos fazendo através deste sempre tão enigmático, tão incógnito, muito embora seja tão importante meio de locomoção que temos como ferramenta universal para tracejar toda a excelência dos múltiplos aspectos da nossa existência – estou me referindo ao Tempo – este nosso inseparável amigo que vai ao encontro dos acolhimentos ora tradutores e noutras muitas horas, intraduzíveis, dado a gama expressiva da nossa linguagem espiritual. Este nosso amigo Tempo é o único apto capaz, dentro da lógica da nossa humilde compreensão humana, para nos apresentar as muitas propostas de seguirmos avante dentro desta nossa incansável caminhada, que ora fazemos calmamente, passeando pelo viver, e noutras muitas horas do nosso desgastado tempo, percorremos “sem termos tempo” para criarmos alguns laços afetivos de sérios compromissos com o espacial mundo físico e espiritual existente dentro da lógica essencial nosso próprio tempo. Dado a gama da correria que fazemos numa procura de tudo querer, tudo realizar, muitas vezes, nós vamos até avançando pela vida, nos esquecendo de que a nossa vida pessoal se apresenta de forma muito, mas muito mesmo, intensamente simples!
Adoro a simplicidade da vida! A beleza essencial do viver consiste na simplicidade da forma como administramos nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossos afetos, enfim tudo o que se compõe no nosso mundo interior – dado a diversidade emocional e lógica com o qual criamos o nosso intelecto – fazendo através dele, as expressividades do nosso afoito amor a todos os envolvimentos que temos ou que criamos, para com o nosso bem-estar de bem com o íntegro viver nosso de cada dia.
A lógica de tudo consiste em viver a vida passo a passo, minuto a minuto, com um calmo pouquinho de cada vez.
Penso que é muito importante criarmos as razões lógicas dos nossos espaços sentimentais, por onde, através deles, podemos então dar vazões plenas aos nossos recursos criativos, amparando-nos na construção árdua do nosso sadio mundo emocional. E desta maneira, através dele, podermos viver toda a extensão da vida, com certa plenitude feita de muito conforto senão físico, ao menos espiritual.
Se pudermos conciliar nossos confortos com os nossos prazeres físicos entrelaçados aos prazeres espirituais, então tudo fica significativamente muito, mas muito melhor mesmo, dentro do nosso viver!
E tudo isto, repito, se torna significativamente muito, quando percebemos, quando tocamos nos sagrados encantos da vida, com as forças manifestas através da mão intuitiva da sensibilidade que se acolhe dentro da pureza entrelaçada dentro dos encontros mais simples que possamos cultivar através de todos os nossos aprendizados, sejam eles materiais, físicos, ou intelectuais, virtuais, espirituais.
Conciliar a vida com as razões das nossas emoções, e estendê-la procurando a lógica que se consiste dentro da afetividade que se torna possível de se encontrar dentro das luzes esclarecedoras da compreensão sentida com profundo e perfeito respeito aos valores que vêm do nosso próximo, é podermos dar asas à criatividade interativa da comunicação por se criar certa amplitude de sabedoria, pela qual poderemos avançar pelos estágios do nosso viver – sempre trazendo junto conosco, este tão nosso inseparável aliado – o nosso velho amigo Tempo!
Creio ser através dele, o caminho mais seguro pelo qual podemos avançar rumo ao futuro da nossa existência. Criando e recriando os nossos afetivos acordos com a nossa própria história, ao fincarmos os pés neste chão e avançarmos através dele, pelos amplos caminhos desta vida... Rumando sempre, seguindo em frente!
Constantemente aprendendo com os nossos próprios erros, muito embora sem deixarmos um minuto sequer, de dignificar, de enaltecer e de abrirmos brechas de flexibilidades advindas das experiências formadas dentro das mais duradouras e profundas compreensões que se fazem através dos nossos acertos. Valorizando todos os mais belos e significativos enaltecedores das muitas satisfações pessoais e até impessoais, que se formam pelos poderes que criamos ao se viver uma vida avulta e espirituosa. Construída através das exuberâncias das belezas, que se esvaem ininterruptamente livres pelo ar espacial do nosso mundo, construído num universo afetivo formado dentro dos aprimoramentos pelos quais valorizamos e dignificamos todas as composições das realidades, que vão acontecendo se conectando com as essencialidades do mundo e se sucedendo dentro de todos os aspectos gerais do viver, nos quais elas se compõem.
Penso muito e creio sinceramente, de que um dos fatos mais primordiais, é o do qual necessitamos para vivermos a vida com alguma certa dosagem de pura satisfação pessoal – dentro das muitas vezes em que esta satisfação emocional, se apresente dentro do todo, num conjunto de emoções que vão além das nossas simples capacidades de compreensões – e que está no fato de sempre ajustarmos os ponteiros no nosso relógio biológico do nosso tempo pessoal, aproveitando-o ao máximo possível, no tocante a tudo o que possível seja para servir-nos de aprendizado – principalmente a tudo o que se refira as expressões manifestas no nosso jeito simples de amar – quando podemos formar uma realidade ou muito sutil ou muito complexa, no sentido de criarmos espaços para manifestarmos nossas emoções e aprendizados dentro de um elo de troca baseada numa interatividade ininterrupta com o nosso próximo.
Criarmos razões e emoções puramente lógicas significa para mim, compor-me e recompor-me sucessivamente, dentro desta doação carismática e descompromissada, através da qual posso envolver-me prazerosamente com toda a diversidade cultural e popular que se manifesta dentro, em torno de mim, e através do meu próximo. Formando dentro da sociedade uma significativa construção cultural, onde podemos criar e recriar nossos muitos sonhos, ao realizá-los através das expressões emocionais e intelectuais através dos valores enraizados dentro da árvore do nosso profundo amor!