06 — Parar e escutar


Como a Lara teve coragem de passar aquela mensagem? Sendo que ela está em pecado?
— Como ela teve coragem! Olhava ela falar lá na frente e me assustava pois ela falava segura de si, as menininhas olhavam para ela toda elegante com brilhos nos olhos.
Uma coisa é certa; o tema era forte.
Não se ouvia zum zum zum nem de mosquitos na Igreja e aquela saída de gente ao banheiro na hora da mensagem cessou.
— Mas aquilo não era uma pregação pois a pregadora não estava vivendo a sua mensagem!
Uma pregação deve ser dita primeiro ao pregador e depois para toda a Igreja, e no final ela convidando para Louvar.... Só mesmo essa pilha de louça para esquecer daquela situação.
— E agora? Ela enviando-me essas mensagens de celular, que cara de pau! Como assim? Ela quer viver uma mentira e me empurrar vivenciar isto com ela? Não sou nenhuma santa, tenho meus erros, somente Deus e o coitado do André para me aturar.
— Mas não consigo ser fingida!
E a Lara, pura falsidade em pessoa, quem via ela ontem na igreja logo poderia dizer: - Olha lá a virgem e casta filha do pastor instruindo as menininhas a esperar, a guardarem-se. Claro que essas mensagens são necessárias e atuais (deu para perceber o interesse, a igreja estava toda atenta) Mas tem que estar correta para passar a Palavra de Deus. Agora a sem noção está me ligando, é claro que não vou atender, ela tem que aprender a ter um pouco de respeito com as pessoas, não quero conversar com ela e nem com o André, vai que acabo falando da Lara para ele?
Coisa que não quero ser a fofoqueira, mas por outro lado acabo falando pois confio nele, ai, ai ai, deixe eu dar uma olhadinha já termino de secar essa montanha de louça, (vejo a foto dele no celular)
Meu amor!
Terminado a louça Vou orar um pouco e ler a minha Bíblia, já é tarde, a depois vou fazer minha lista de enxoval... Agora minha mãe acaba de bater à porta do meu quarto e trouxe o telefone.
— Quem me ligava?
A sem noção da Lara, se eu não atender, será aquele interrogatório, e eu sou meio bobona vou acabar contando o "Caso Lara".
— Filha ela está chorando, atenda logo tá, e passa o telefone, e fico pensando antes de atender, Será que rolou aquele arrependimento da parte da Lara? Será que caiu a ficha dela que ela não estava apta para estar passando mensagem pra jovenzinhos? Já descubro...
E minha mãe entregava o telefone, tampando o áudio e perguntou:
— A Lara disse que você não estava atendendo o celular, por quê? Estragou de novo seu celular Lorena?
— Não mãe, agora deixe eu falar com a Lara, deve ser coisa de menina. Peguei o telefone e minha mãe ficou plantada na minha frente, esperando para ouvir a minha conversa, parei e disse para a Lara.  Espere um pouco, (realmente ela estava chorando) Eu levo o telefone na sala assim que terminar. Ela percebeu que estava agindo inconvenientemente e foi saindo de fininho.
— Claro filha só fiquei curiosa, ela está bastante nervosa no telefone, vai que aconteceu algo com alguma parente dela.
— Não deve de ser nada não mãe, coisa de menina, já levo lá. Agora sim Lara, a paz do Senhor... Então amiga não pude atender o celular (tentava entonar a voz pro tipo: - Não quero conversar) - Terminou com o Thomaz? Sentei na cama... Amiga, Sério? Falava com ela e ela só choro no outro lado da linha.
Eu imaginava no lugar dela, agora o assunto era sério, e era a minha melhor amiga precisando de mim. Pensava que já estava a um ano com o André e seria um longo ano até enfim casar... A Lara tinha só três meses de namorico com aquele rapaz.
— Pense bem, de Graças a Deus que foi no início não é? Escutei pacientemente tudo que ela me dizia, detalhes tudo, só comprovava o que o povo falava do Thomaz, nada me surpreendeu. Meu diálogo era, sei, hãhã, ah sim.
— Nossa, Ele disse isto? e assim por diante, quando escutava ela só me passava isto na cabeça: Só falta essa menina estar grávida. Claro que não iria falar isto, estava ali no papel de amiga, foi ouvinte da Lara por horas e horas....
Um teste
Nunca me imaginei nesta situação, mas aqui estou, nesta farmácia, morrendo de vergonha procurando um teste de gravidez. Já a semanas que não desce, e esse vômito essas náuseas, fora as vertigens, tenho que viver me apoiando nas coisas, a mãe acha que estou assim por causa do Thomaz. Mas eu não queria ter essa desconfiança... E aqui estou procurando entre as prateleiras o bendito teste...
— Onde será que eles colocam? Aí, aí, aí, Senhor, Não deixa que esse temor se confirme... E neste instante aproxima-se um vendedor:
— Posso Ajudá-la? Respondi rapidamente:- Só olhando. (Nunca que eu falaria a ele, um moço, tipo assim: Ah, um teste de gravidez por favor, e umas lixas de unha, não isto não era normal pra mim, e ainda mais um moço pra pedir essas coisas...) Vai que ele conhece algum dos meus amigos? Na Igreja estou, há dias sem ir, ainda bem que a segunda regente é atuante e cuida dos louvores lá no grupo. 
Eu ando sem cabeça preciso resolver isso e é hoje, o vendedor ficou plantado na minha frente. Acredita? Sai daquela farmácia e pensei: Vou em outro bairro, foi o que fiz, entrei e procurei... E veio a moça, não hesitei:
— Onde fica a prateleira dos testes de gravidez?
— Moça, olhava a atendente surpresa pelo meu desconhecimento, eu sei lá estava nervosa, isto fica atrás do balcão, ah sim, desculpa, gostaria de comprar um. É para a minha amiga, a vendedora deu uma risada e disse:
— A sua amiga sabe usar? Achei uma grosseria da parte dela... Ela estava achando que era eu? Não convencia nem a moça da farmácia...
— Neste teste tem bula? Manual? Ela respondeu:
— Tem sim, Então falo para ela ler... Fui, e paguei... Em casa corri para o banheiro, li que era através da urina... Me deu um nervoso e não conseguia urinar, meu pai e a minha mãe não perceberam que estava em casa e conversavam no corredor...
— Querida é nestes dias que definem os candidatos, o meu conselheiro disse que tenho fortes chances de ser escolhido como candidato, e também de assumir essa presidência. Minha mãe respondia:
— Claro amor, você merece, se preparou para isso, sempre foi um exemplo como marido, como pai e na Igreja todos gostam muito de você. Escutava eles e nada de vir a vontade de urinar naquele potinho (que situação) Mas daqui a pouco descubro se realmente estou grávida, ou se estou tão nervosa que estou tendo uma gravidez psicológica, li na internet sobre isto, espero que seja só um susto. E lá no corredor meus pais continuavam a conversa:
— Então, querida Neide a única coisa que poderia tirar essa vaga seria um escândalo... Minha mãe indagou:
— Escândalo? Mas nós somos tão certos e pacatos, até a Lara terminou com aquele rapaz, penso ser de Deus a sua nomeação, é só esperar que a vaga é sua. E meu pai continuava... Assim espero, outra chance só daqui a cinco anos, e todos sabem que venho se preparando para isto. E veio a vontade e enchi aquele potinho, abri a tarja, li que era azul grávida, vermelho alarme falso... Aí, aí, aí... vermelho, vermelho, vermelho... Coloco a tarja no potinho trêmula, seja o que for. E o resultado?
Era o que eu mais temia, se movimentei bruscamente fazendo cair o pote, meus pais falaram alto lá no corredor assustados:
— Quem está aí? Eu respondi: - Sou eu mãe, comi algo que não me fez bem já saio do banheiro. E eles falavam entre si, baixo pensando que não escutara. 
— Será que ela estava escutando a nossa conversa? E meu pai respondia:
— Agora com a voz alta para ser percebido:
— É bom que ela escute pois isto envolve toda a família. E necessitamos do apoio dela, vai que ela está querendo começar um namoro com um outro tipo tal qual este namorado recente dela, que nem veio pedir permissão aqui em casa para namorar... E disse alto:
— Eu estou ouvindo isso hein! A minha mãe interrompeu uma possível discussão dizendo:
— Lara, saia logo precisamos conversar. Rapidamente peguei o pote e enrolei em um papel higiênico, na verdade acabei com um rolo de papel para deixar bem escondido aquele teste, amarrei o lixo dei descarga, várias vezes, e falei a mãe que iria jogar o lixo do banheiro, não queria deixar nenhuma pista. Precisava contar a Lorena e pensar o que fazer de agora para frente, não sabia se procurava o Thomaz para contar: Não sabia o que fazer! — Só sabia que estava grávida.


 
Waldryano
Enviado por Waldryano em 22/07/2019
Código do texto: T6702151
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.