De Chê, incluindo Fidel, até a Revolução Cubana

O uruguaio Mujica pitou um cigarrito de paja e magicamente, a perna enfraqueceu e a língua enrolou no céu da boca. Entorpecido e meio manquitola, foi até a "biqueira" e comprou 3 bauretes em papelotes de seda. Fumou 2 enrolados com o mais puro espinafre do diabo; e o terceiro, pitou em nome do santo protetor. Ao final, com as baganas entre os dedos, a mente foi ao delírio.

Sentou-se sobre o lajedo e contemplou a inocuidade. Sentindo-se um verdadeiro Popeye, sacou o celular do bolsillo e sem sair do lugar, navegou lugares jamais imaginados. Lá, encontrou Lula, que olhava as mensagens endereçadas a Ele recém-chegadas da Terra e também curtia uma marola. Fumando no mesmo narguilé, falaram sobre futebol, religião; Marx, o papa do socialismo; e também, de política reacionária esquerdista.

- trabalhar, dá trabalho meu caro e nobre Mujica. - gargalharam, prevendo o adeus.

Bebericando no gargalo dos litros de uísque e ávidos por outro passeio interestelar, fecharam o encontro matando cão a grito, quando não, uivando feito lobos para a Lua.

Abrem Alas!

Moraes Moreira era Físico

"Deus me faça brasileiro,

Criador e criatura,

Um documento da raça pela graça da mistura..."

A mulher grávida (em espanhol: embarazada; no N, NE: buchuda, prenha, embarrigada, pançuda, etc) de 8 meses e meio, sobe a ladeira com tremenda dificuldade. Com os pneus laterais arriados; empurrada, quase parando.

Do outro lado, impulsionado pela lei gravitacional de Newton, o Brasil desce a ladeira acelerado. Rápido. Locomotiva desenfreada.

"O Brezil não conhece o Brasil", brasileiro.

A população e a nacionalidade, a qual somam-se mais de 210 milhões de afortunados, não se conhecem. Afinal, fortuna e pobreza não caminham lado a lado; porém o sol, a gasolina, a lua, as estrelas, as águas, o kit bolsa família, a Covid e o oxigênio, existem para todos.

Territorialmente, geograficamente, em se tratando de recursos naturais e belezas paradisíacas, o Brasil engravidou-se de seu novo povo e redundantemente, gerou um velho povo; ou gerou um povo velho.

Gerou um, ou outro, ou ambos; qual é o resultado mais satisfatório da ultrassom sociológica, feita?

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 05/10/2020
Reeditado em 13/10/2020
Código do texto: T7080149
Classificação de conteúdo: seguro