DOM CASMURRO: "UNIVERSO PARALELO"
"Quando ouvi proferir o meu nome... escondi-me atrás da porta." Dom Casmurro lembrando-se de quando SrJosé Dias o denuncia a sua mãe.
-Sai daqui!
-Mas, quem é você? Pergunta Bentinho sem reconhecer aquele estranho. Só que ele era estranho de verdade, como diria o agregado: "estranhississimo". Pouca roupa, feições rústicas. Como atrás da porta não havia iluminação suficiente não dava para perceber com certeza a sua cor. Mas tinha uma marca na testa. Aliás, uma grande marca que exalava um odor horrível, meio que pútrido.
- Ver se fica calado. Ouvi a voz D'ele e estou me escondendo... procure outro lugar.
"A voz D'ele?" Bentinho apesar de não entender o que aquele estranho estava fazendo ali sabia que não podia denunciá-lo, pois fazendo isso, saberiam que ele estava escondido ouvindo tudo aquilo que os adultos tratavam sobre o seu futuro. Decidiu ir para trás da cortina.
-Atrás da cortina tambem não!!!! Gritou o estranho. Meus pais já estão lá.
Bentinho estica o pescoço e ver mais duas figuras icônicas. Um homem e uma mulher seminus envoltos em algumas folhas com uma serpente como colar.
"Só posso estar louco, ou Deus está me punindo por eu querer fugir do seminário." Saiu Bentinho aos pratos procurando o colo da mãe e gritando: eu aceito o que mamãe quiser para mim, eu aceito.
******** ********** ************ ******
Comentário
Estou lendo Dom Casmurro e, confesso que estou adorando. Quantos detalhes e riquezas. Já escrevi quase uma dezena de textos comentando sobre o livro. Aí, eu tive a ideia de fazer um texto diferente, misturado os universos de Dom e a Bíblia. Aproveitei que Bentinho estava escondido e visualizei outros três que se esconderam, Adão, Eva e Caim e o resultado foi esse que você acabou de ler. Pensei de usar Jonas também, mas não consegui encaixar uma baleia na história.
Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:
01-DOM CASMURRO: Como tudo começou
02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO
03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam
04- DOM CASMURRO: As armas do homem
05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM
06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM
07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco
08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada
09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO
10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO
11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo