Raízes e Frutos

Na lateral do carro de luxo a etiqueta adesiva estampava a inscrição: "SEM ADVOGADO NÃO SE FAZ JUSTIÇA".

Ao notar o engravatado distanciar do carro, o curioso mendigo-pedinte leu o enunciado. Até achou inteligente e necessária a publicidade. Em uma folha de papel escreveu sua propaganda: "Sem democracia não se tem lei; e sem lei, não há corruptos. Conclusão: o que é, para que serve e quem são os beneficiados com a democracia que vocês implantaram no país, doutor?"

Colou sua tolice de pensamento abaixo da etiqueta-propaganda do carro. Enrolando o cabelo ensebado, ficou por ali esperando uma esmola que caísse do céu ou na lata de lixo; o que não aconteceu. Estavam todos apressados: eram muitas, inúmeras as sentenças esperando para ouvir, esperando para serem congratuladas pelos martelos de borracha que salvam os indefesos e justos. Enquanto a democracia é para alguns, a justiça é para todos; pelo menos é o que apregoa a Constituição.

- Por sorte, faço parte do sistema democrático, mas desconheço, nunca li, jamais precisei, nunca fui sentenciado, muito menos, degustei da iguaria servida pela Constituição. - vociferou o pedinte. "Não queira me enganar dizendo que eu existo" - completou.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 11/02/2017
Reeditado em 12/02/2017
Código do texto: T5909197
Classificação de conteúdo: seguro