O Retorno dos Israelitas para Deus Através de Samuel

 

O Profeta Samuel se esforçou para envolver os israelitas que estavam enfraquecidos e se afastando mais e mais de Deus, para tê-los para sempre em Deus e em seu serviço. Agora que ele os tinha em uma boa mente, ele fez tudo o que pôde para mantê-los nisso.

1. Ele convoca todo o Israel, pelo menos por seus anciãos, como seus representantes, para encontrá-lo em Mizpá (v. 5), e ali ele promete orar por eles. E valeu a pena eles virem da parte mais remota do país para se juntar a Samuel na busca do favor de Deus. Observe que os ministros devem orar por aqueles a quem pregam, para que Deus, por sua graça, torne a pregação eficaz. E, quando nos reunimos em assembleias religiosas, devemos lembrar que é nosso dever participar de orações públicas tanto quanto ouvir um sermão. Ele oraria por eles para que, pela graça de Deus, pudessem se separar de seus ídolos e, então, pela providência de Deus, pudessem ser libertados dos filisteus. Os ministros beneficiariam mais seu povo se orassem mais por eles.

 

2. Eles obedecem a sua convocação, e não apenas comparecem à reunião, mas se conformam com as intenções dela, e aparecem ali muito bem dispostos, v. 6.

(1.) Eles tiraram água e a derramaram diante do Senhor, significando,

[1.] Sua humilhação e contrição pelo pecado, possuindo a si mesmos como água derramada no chão, que não pode ser recolhida novamente (2 Sam 14. 14), tão mesquinho, tão miserável diante de Deus, Sl 22. 14. O caldeu lê: Eles derramaram seus corações em arrependimento diante do Senhor. Eles choraram rios de lágrimas e se entristeceram de maneira piedosa, pois era diante do Senhor e com os olhos nele.

[2] Suas fervorosas orações e súplicas a Deus por misericórdia. A alma é, em oração, derramada diante de Deus, Sl 62. 8.

[3] Sua reforma universal; eles assim expressaram sua disposição de se separar de todos os seus pecados e de não reter mais do sabor ou aroma deles do que o vaso da água que é derramado dele. Eles foram voluntários e completos em sua confissão, e firmes em sua resolução de rejeitar todas as suas transgressões. Israel agora é retirado de seus ídolos, então Dr. Lightfoot.

[4] Alguns pensam que significa sua alegria na esperança da misericórdia de Deus, que Samuel lhes havia assegurado. Esta cerimônia foi usada com esse significado na festa dos tabernáculos, João 7. 37, 38, e veja Isa 12. 3. Tomando-o neste sentido, deve-se ler: Eles tiraram água depois de jejuar. No final de sua humilhação, eles expressaram sua esperança de perdão e reconciliação.

(2.) Eles jejuaram, abstiveram-se de comida, afligiram suas almas, expressando arrependimento e devoção emocionante.

(3.) Eles fizeram uma confissão pública: Pecamos contra o Senhor, dando assim glória a Deus e envergonhando-nos. E, se assim confessarmos nossos pecados, encontraremos nosso Deus fiel e justo para nos perdoar os pecados.

3. Samuel os julgou naquela época em Mizpá, isto é, ele assegurou-lhes, em nome de Deus, o perdão de seus pecados, mediante seu arrependimento, e que Deus se reconciliou com eles. Foi um julgamento de absolvição. Ou ele recebeu informações contra aqueles que não deixaram seus ídolos e procedeu contra eles de acordo com a lei. Aqueles que não se julgaram, ele julgou. Ou agora ele estabeleceu tribunais de justiça entre eles, e nomeou os termos e circuitos que ele observou depois, v. 16. Agora ele colocou aquelas rodas em movimento; e, enquanto ele começou a atuar como magistrado, para evitar que voltassem a cometer aqueles pecados que agora pareciam ter renunciado.

           

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/08/2024
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