Século XVIII
•    c. 1700 d.C.: Invenção do Piano, por Bartolomeo Cristofori.[184]
•    1712 d.C.: Invenção do primeiro Motor a vapor comercial para remoção de água das minas.[185] Por Thomas Newcomen,.
•    1714 d.C.: Invenção Máquina de escrever, por Henry Mill.[186]
•    1718 d.C.: Metralhadora, do inglês James Puckle.
•    1730 d.C.: Invenção do Oitante por inventos independentes de Thomas Godfrey e John Hadley.
•    1736 d.C.: Invenção do Relógio marítimo por John Harrison.
•    1750 d.C.: Invenção da primeira máquina de refrigeração artificial por William Cullen.
•    1764 d.C.: Invenção da máquina de fiar hidráulica por James Hargreaves.
•    1765 d.C.: Invenção de um motor a vapor improvisado com o condensador separado, por James Watt.
•    1767 d.C.: Invenção do processo para a produção de Água gaseificada, por Joseph Priestley.1769 d.C.: Inventado o 'primeiro veículo movido a vapor capaz de transportar passageiros, o primeiro carro, por Nicolas-Joseph Cugnot.
•    1775 d.C.: Inventado o primeiro Torno de corte de parafuso, por Jesse Ramsden.
•    1776 d.C.: Invenção do Compressor de ar mecânico por John Wilkinson.
•    1783 d.C.: Invenção do primeiro Barco a vapor, por Claude-François-Dorothée Marquês de Jouffroy d'Abbans.
•    Invenção do primeiro Balão de ar quente, por Joseph-Ralf e Jacques-Étienne Montgolfier.
•    1789 d.C.: Invenção do Tear mecânico, por Edmund Cartwright.
•    1792 d.C.: Invenção do moderno Telégrafo semafórico, por Claude Chappe.
•    1795 d.C.: Invenção da Prensa hidráulica, por Joseph Bramah.
•    1798 d.C.: Desenvolvimento da primeira bem sucedida Vacina, a Vacina antivariólica, por Edward Jenner.
•    1799 d.C.: Invenção do primeiro Compressor de ar motorizado, por George Medhurst.

Século XIX
•    1800 d.C.: Inventada a Pinha voltaica, uma primeira forma de Bateria, por Alessandro Volta na Itália, foi baseado nos trabalhos prévios de Luigi Galvani.
•    1802 d.C.: Inventada a Lâmpada a arco voltaico, por Humphry Davy.[188]
•    1804 d.C.: A Morfina é descoberta como o primeiro alcaloide ativo extraído da planta de Papoila do ópio, por Friedrich Sertürner.[189]
•    Invenção da Locomotiva a vapor, por Richard Trevithick.[190]
•    Criação do primeiro Anestésico geral moderno, por Hanaoka Seishū.[191].
•    1807 d.C.: Invenção do primeiro Motor de combustão interna, por Joseph Nicéphore Niépce.
•    Criação do primeiro automóvel motorizado por um motor de combustão interna abastecido por hidrogênio, por François Isaac de Rivaz.
•    Robert Fulton expande a transportação por água e o comércio com o seu praticável Barco a vapor.
•    1810 d.C.: Invenção do processo de Conservação de alimentos, por Nicolas Appert.
•    1811 d.C.: Invenção de uma Prensa móvel motorizada que foi também a primeira a usar cilindros, por Friedrich Koenig.1816 d.C.: O primeiro Telégrafo elétrico funcional é inventado por Francis Ronalds por meio de processos eletrostáticos.Invenção do Motor Stirling, por Robert Stirling.[192]Invenção do primeiro processo fotográfico a Heliografia, por Joseph Nicéphore Niépce.
•    1824 d.C.: Criação do proto-Cimento Portland, por Joseph Aspdin.[195]
•    Invenção do Fuzil por ação de ferrolho, por Johann Nikolaus von Dreyse.[196]
•    1825 d.C.: Invenção do Eletromagneto, por William Sturgeon.
•    1826 d.C.: Invenção dos Palito de fósforo moderno, por John Walker.[197]1828 d.C.: Desenvolvido o processo de ar quente em alto-fornos industriais, por James Beaumont Neilson.1829 d.C.: Primeiro uso verdadeiro de um Cartucho de percussão central, por Clement Pottet, sendo o mais difundido tipo de cartucho usado hoje. Contudo o desenvolvimento de Pottet não era efetivo até 1855.
•    1830 d.C.: Invenção do Cortador de grama, por Edwin Beard Budding.
•    1834 d.C.: Inventado o primeiro Motor elétrico praticável, por Moritz von Jacobi.
•    1835 d.C.: Invenção do Relé eletromecânico, por Joseph Henry.
•    1835 d.C.: Invenção do Revólver praticável moderno, por Samuel Colt que também fez a sua produção em massa.
•    1836 d.C.: Invenção do Código Morse, por Samuel Morse.
•    1839 d.C.: Invenção da Escavadora de cesta a vapor, por William Otis.
•    Inventado o processo de Vulcanização da borracha, por Charles Goodyear
•    1842 d.C.: Invenção da primeira Célula de combustível, por William Robert Grove.
•    Invenção do Superfosfato, primeiro fertilizante feito pelo homem, por John Bennet Lawes.
•    1844 d.C.: Invenção do método para fazer Polpa de celulose para produção de papel, por trabalhos independentes de Friedrich Gottlob Keller e Charles Fenerty.
•    1845 d.C.: Invenção do moderno tipo de cimento chamado de Cimento Portland, por Isaac Charles Johnson.
•    1847 d.C.: Invenção da Nitroglicerina explosivo mais potente que a pólvora negra, por Ascanio Sobrero.1848 d.C.: Invenção da Britadeira hidráulica, por Jonathan J. Couch.1849 d.C.: Inventado o primeiro Fuzil de repetição com cartuchos de metal, por Walter Hunt.
•    1852 d.C.: Criada a técnica de Deposição química em fase vapor, usada pela primeira vez por Robert Bunsen.
•    Invenção do freio de segurança de elevadores, por Elisha Graves Otis.
•    Realização do primeiro voo tripulado, controlado e propulsado em um Balão motorizado, por Henri Giffard.
•    1853 d.C.: Invenção do Concreto armado, por François Coignet.
•    1855 d.C.: Invenção do primeiro método praticável de Fotografia colorida, por James Clerk Maxwell.
•    Inventado o Processo de Bessemer para criação de aço, por Henry Bessemer. Que foi aperfeiçoado ao longo dos anos seguintes.
•    1856 d.C.: Usando o princípio de compressão de vapor, James Harrison, produz a primeira máquina de produção de gelo e refrigeração do mundo em Geelong, Austrália.[198]
•    1859 d.C.: Invenção da Bateria chumbo-ácido, a primeira bateria recarregável, por Gaston Planté.
•    1862 d.C.: Invenção da Parkesine um composto de nitrocelulose inventado por Alexander Parkes é considerado o primeiro material plástico feito pelo homem.
•    1863 d.C.: Invenção dos Patins com rodas, por James Leonard Plimpton.
•    1864 d.C.: Invenção do processo de Pasteurização, por Louis Pasteur.
•    1865 d.C.: Criação do Processo Siemens-Martin para a fabricação de aço, por Carl Wilhelm Siemens e Pierre-Émile Martin.
•    1867 d.C.: Invenção da Dinamite versão manejável mais segura da Nitroglicerina, por Alfred Nobel.1873 d.C.: Invenção do Forno rotativo, por Frederick Ransome.
•    Invenção do Radiômetro de Crookes, por William Crookes.
•    Inventado o primeiro Gerador elétrico comercial, o Anel de Gramme, por Zénobe Gramme.
•    1874 d.C.: Invenção do primeiro Detector de metal, por Gustave Trouvé.
•    1876 d.C.: Invenção do Motor de quatro tempos, conhecido como Ciclo de Otto, por Nicolaus Otto.
•    Uma patente do Telefone é concedida à Alexander Graham Bell. Contudo outros inventores antes de Bell tenham trabalhado no desenvolvimento do aparelho.[199]
•    1877 d.C.: O primeiro Fonógrafo funcional é inventado por Thomas Edison.[200]
•    1879 d.C.: Thomas Edison obtém a patente da primeira Lâmpada incandescente praticável.
•    1884 d.C.: Invenção da Metralhadora de operação por recuo, Arma de Maxim, por Hiram Maxim.
•    Invenção da Poudre B uma pólvora que não produzia fumaça, por Paul Marie Eugène Vieille.
•    1884 d.C.: Invenção da Turbina a vapor moderna, por Charles Algernon Parsons.
•    1886 d.C.: Inventada a Pilha de zinco-carbono a primeira pilha seca que tornou os aparelhos eletrônicas portáteis praticáveis.Conclusivamente demonstrado por Heinrich Hertz a existência das Ondas de rádio. Contudo, os efeitos das ondas eletromagnéticas já haviam sido observadas por outros antes e depois dele, como Luigi Galvani no século XVIII.Inventado o primeiro Veículo automotivo à gasolina, por Karl Benz.Inventada o primeiro Turbina eólica usada para gerar eletricidade, por James Blyth.
•    1888 d.C.: Invenção da Caneta esferográfica, patenteada por John J. Loud.[202]
•    1891 d.C.: Invenção do Zíper, por Whitcomb L. Judson.
•    1893 d.C.: Invenção do Motor a diesel, por Rudolf Diesel (contudo experimentos com compressão de ignição haviam sido feitos antes de Diesel por Herbert Akroyd Stuart).
•    1895 d.C.: Invenção das Transmissões por onda de rádio, por Guglielmo Marconi.
•    Invenção do Cinematógrafo, pelos Irmãos Lumière.

Século XX
•    1900 d.C.: Projetado o primeiro Zepelim, por Theodor Kober.
•    1901 d.C.: Invenção do Aspirador de pó, por Humbert Cecil Booth.[203]
•    1903 d.C.: Invenção da primeira bem sucedida Turbina a gás, por Ægidius Elling.
•    1904 d.C.: Invenção da Válvula de Fleming, o primeiro tubo de vácuo e diodo, por John Ambrose Fleming.
•    1906 d.C.: O aeródino 14-bis realiza um voo de 220 em 21.5 segundos, por Alberto Santos Dumont.[204]
•    1907 d.C.: Primeiro voo livre de um aeródino de asa rotativa, antecessor do helicóptero, por Paul Cornu.
•    Invenção do primeiro plástico sintético o Baquelite, por Leo Baekeland.
•    1908 d.C.: Invenção do Celofane, por Jacques Edwin Brandenberger.
•    1909 d.C.: Inventado o Processo de Haber, por Fritz Haber.
•    Primeira transmissão instantânea de imagens ou Programa de televisão, por Georges Rignoux e A. Fournier.
•    1911 d.C.: Inventado o primeiro Detector de partículas, a Câmara de Wilson, por Charles Thomson Rees Wilson.
•    1915 d.C.: Invenção do Carro de combate, por Ernest Swinton[205] Contudo há evidências que apontam para um inventor australiano que teria sido avaliado pela Comissão Real Britânica para a submissão de uma proposta de um veículo tracionado por correntes que poderia ser facilmente conduzido com muita carga sobre terrenos ruins e trincheiras que ficou completa com desenhos já em 1912.[206] Antes dele um austríaco chamado Günther Burstyn havia desenvolvido um veículo em 1911 e um capitão do exército francês Levavasseur havia proposto um design em 1903.
•    1926 d.C.: Inventada a Antena Yagi-Uda, por Shintaro Uda que foi largamente usada na Segunda Guerra Mundial e teve desenvolvimento que culminou nas antenas de televisão modernas.
•    1927 d.C.: Inventado o Relógio de quartzo, por Warren Marrison e J. W. Horton nos Laboratórios Bell.[207]
•    1928 d.C.: Barbeador elétrico, por Jacob Schick.[208][209]
•    É extraído da Penicilina substâncias para serem usadas como antibióticos, descoberto por Alexander Fleming.
•    1930 d.C.: Inventado o Microscópio de contraste de fase, por Frits Zernike.
•    1931 d.C.: Inventado o Microscópio eletrônico, por Ernst Ruska.
•    1933 d.C.: Patenteado o Rádio FM, por Edwin Armstrong.
•    1938 d.C.: Inventado o primeiro computador programável do mundo o Z1, por Konrad Zuse.
•    A Fissão nuclear é descoberta em experimentos de Otto Hahn, ajudado por Lise Meitner e Fritz Straßmann, a pesquisa e descoberta serviu de base para o Projeto Manhattan, o Projeto soviético da bomba atômica e o Projeto de energia nuclear alemão.
•    1942 d.C.: Inventado o primeiro Míssil balístico de longo alcance o V-2, durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha Nazista.
•    Julho de 1945 d.C.: Primeira Bomba atômica desenvolvida com sucesso pelos Estados Unidos a Grã Bretanha e Canadá como parte do Projeto Manhattan.
•    1947 d.C.: Invenção da Holografia, por Dennis Gabor.
•    Invenção do Transístor, por John Bardeen e Walter Houser Brattain com a supervisão de William Bradford Shockley.
•    Invenção do Fraturamento hidráulico, por Floyd Farris e John Bates Clark.[210]
•    1948 d.C.: Invenção do primeiro Relógio atômico, desenvolvido no National Institute of Standards and Technology.
•    Desenvolvimento do Processo de Linz-Donawitz para a fabricação de aço, por Robert Durrer.
•    20 de dezembro de 1951 d.C.: Primeiro uso da Energia nuclear para a geração de Eletricidade de abastecimento doméstico, em Arco, Idaho Estados Unidos.[211][212]
•    1952 d.C.: Invenção da primeira arma Termonuclear, desenvolvida nos Estados Unidos.
•    1954 d.C.: Invenção da Bateria solar, por cientistas do Bell Labs sendo Calvin Souther Fuller, Daryl Chapin e Gerald Pearson.
•    1955 d.C.: Invenção do Container intermodal, desenvolvido por Malcom McLean.
•    1957 d.C.: O primeiro Computador pessoal é usado por uma pessoa e é controlado por um teclado, o IBM 610.
•    1958–59 d.C.: Em uma co-criação é inventado o Circuito integrado, por Jack Kilby e Robert Noyce.
•    1960 d.C.: Inventado o primeiro Laser funcional, por Theodore Harold Maiman.
•    1970 d.C.: Invenção da Calculadora de bolso, no Japão.
•    1971 d.C.: Invenção do E-mail, por Ray Tomlinson.
•    Invenção do primeiro Microprocessador comercial, o Intel 4004.
•    1972 d.C.: Invenção do primeiro Console de videogame, o Magnavox Odyssey.[213]
•    1973 d.C.: Primeira Interface gráfica do utilizador é inventada e introduzida pela Xerox no Xerox Alto. A modernas IGU ou GUI foram popularizadas pelos modelos Xerox Star e Apple Lisa.
•    Um primeiro tipo de Tela sensível ao toque ou Touchscreen foi desenvolvido no CERN.
O Xerox Alto o primeiro a usar uma Interface gráfica do utilizador.
O Altair 8800 que popularizou o uso dos computadores pessoais.1975 d.C.: Após o lançamento do Altair 8800 a popularização do Microcomputador obteve uma grande revolução.1973–75 d.C.: Desenvolvida a Internet Protocol Suite antecessora da moderna Internet, por Vinton Cerf e Robert E. Kahn para a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) no ARPANET.
•    1980 d.C.: Invenção da Memória flash, por Fujio Masuoka do Japão.
•    1982 d.C.: Desenvolvimento do CD-ROM, pelas empresas Sony e Philips.[214]
•    1984 d.C.: Primeiro aparelho comercial de Telefone celular, o DynaTAC 8000X da Motorola.
•    1990 d.C.: A World Wide Web é apresentada ao público pelo engenheiro e cientista da computação inglês Tim Berners-Lee.[215][216]
•    1993 d.C.: Inventado o primeiro Browser, o MOSAIC.1995 d.C.: Inventado e desenvolvido o DVD pelas empresas Philips, Sony, Toshiba e Panasonic.1996 d.C.: Lançada a interface Universal Serial Bus (USB), pelas empresas Compaq, DEC, IBM, Intel, Microsoft, NEC e Nortel.Terceiro milénio d.C.2000 d.C.: Os computadores pessoais ultrapassam a velocidade de processamento de 1 GHz.[217]
•    2001 d.C.: Invenção do Segway PT um revolucionário transportador pessoal de duas rodas, por Dean Kamen.
•    Inventado o coração totalmente artificial AbioCor.[218]
•    Lançado o iPod tocador de música revolucionário que tinha capacidade de 1 Gigabyte de armazenamento de dados, criado pela Apple.[219]
•    2004 d.C.: Isolamento dos Cristais de Grafeno, por Andre Geim e Konstantin Novoselov.[220][221]
•    Criada a primeira companhia de Turismo espacial, a Virgin Galactic.[222] 

 

Wikipédia
Enviado por Silvio Dutra Alves em 29/06/2024
Código do texto: T8096507
Classificação de conteúdo: seguro