O Caminho Estreito da Santidade

 

(2.) Aqui está um relato que nos é dado sobre o caminho da santidade.

[1] O que há nele que assusta muitos; deixe-nos saber o pior, para que possamos nos sentar e calcular o custo. Cristo lida fielmente conosco e nos diz:

Primeiro, que o portão é estreito. A conversão e a regeneração são a porta pela qual entramos neste caminho, no qual começamos uma vida de fé e piedade séria; de um estado de pecado para um estado de graça devemos passar, pelo novo nascimento, João 3. 3, 5. Este é um portão estreito, difícil de encontrar e difícil de passar; como uma passagem entre duas rochas, 1 Sam 14. 4. Deve haver um novo coração e um novo espírito, e as coisas velhas devem passar. A inclinação da alma deve ser mudada, hábitos e costumes corruptos interrompidos; o que temos feito todos os nossos dias deve ser desfeito novamente. Devemos nadar contra a corrente; muita oposição deve ser combatida e quebrada, de fora e de dentro. É mais fácil colocar um homem contra todo o mundo do que contra si mesmo, mas isso deve ocorrer na conversão. É um portão estreito, pois devemos nos abaixar ou não podemos entrar por ele; devemos nos tornar como criancinhas; pensamentos elevados devem ser derrubados; e, devemos nos despir, devemos negar a nós mesmos, renunciar ao mundo, ao velho homem; devemos estar dispostos a abandonar tudo pelo nosso interesse em Cristo. O portão é estreito para todos, mas para alguns mais estreito do que outros; quanto aos ricos, a alguns que há muito têm preconceito contra a religião. A porta é estreita; bendito seja Deus, não está fechada, nem trancada contra nós, nem guardada com uma espada flamejante, como será em breve, cap. 25. 10.

Em segundo lugar, que o caminho é estreito. Não estamos no céu assim que passamos pelo portão estreito, nem em Canaã assim que passamos pelo Mar Vermelho; não, devemos passar por um deserto, devemos viajar por um caminho estreito, cercado pela lei divina, que é extremamente larga e torna o caminho estreito; o eu deve ser negado, o corpo mantido subjugado, as corrupções mortificadas, que são como o olho direito e a mão direita; as tentações diárias devem ser resistidas; devem ser cumpridos deveres que são contrários à nossa inclinação. Devemos suportar a dureza, lutar e estar em agonia, devemos vigiar em todas as coisas e andar com cuidado e circunspecção. Nós devemos ir através de muita tribulação. É hodos tethlimmene - um caminho aflito, um caminho cercado de espinhos; bendito seja Deus, não está coberto. Os corpos que carregamos conosco e as corrupções que permanecem em nós tornam difícil o caminho de nosso dever; mas, à medida que o entendimento se torna cada vez mais sólido, ele se abre e se amplia e se torna cada vez mais agradável.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/06/2024
Código do texto: T8078405
Classificação de conteúdo: seguro