DEUS OU MAMON

 

Você não pode servir a Deus e a Mamon. Mamon é uma palavra siríaca, que significa ganho; de modo que tudo o que neste mundo é, ou é considerado por nós, ganho (Filipenses 3:7), é mamon. Tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, é dinheiro. Para alguns, sua barriga é seu mamon, e eles servem a isso (Fp 3:19); para outros, sua tranquilidade, seu sono, seus esportes e passatempos são seu dinheiro (Pv 6:9); para outros riquezas mundanas (Tiago 4. 13); para outros honras e preferências; o louvor e aplauso dos homens era o dinheiro dos fariseus; em uma palavra, o eu, a unidade na qual se concentra a trindade do mundo, o eu sensual e secular, é o dinheiro que não pode ser servido em conjunto com Deus; pois se for servido, estará em competição com ele e em contradição com ele. Ele não diz: Não devemos, mas não podemos servir a Deus e a Mamon; não podemos amar a ambos (1 João 2:15; Tiago 4:4); ou mantenha-se em ambos, ou mantenha-se por ambos em observância, obediência, atendimento, confiança e dependência, pois são contrários um ao outro. Deus diz: "Meu filho, dê-me o seu coração." Mamon diz: "Não, dê-me." Deus diz: "Contente-se com as coisas que você tem." Mamon diz: "Agarre-se a tudo o que puder. Rem, rem, quocunque modo rem — Dinheiro, dinheiro; por meios justos ou sujos, dinheiro." Deus diz: "Não defraude, nunca minta, seja honesto e justo em todos os seus negócios." Mamon diz: "Engane seu próprio Pai, se você pode ganhar com isso." Deus diz: "Seja caridoso." Mamon diz: "Segure o que é teu: este dar desfaz-nos a todos." Deus diz: "Não te preocupes com nada." Diz: "Tenha cuidado com cada coisa." Deus diz: "Santifique o seu dia de sábado". Mamon diz: "Faça uso desse dia, bem como de qualquer outro para o mundo". Assim, inconsistentes são os mandamentos de Deus e Mamon, de modo que não podemos servir a ambos. Não vamos parar entre Deus e Baal, mas escolher neste dia a quem serviremos e cumprir nossa escolha.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/06/2024
Código do texto: T8078282
Classificação de conteúdo: seguro