Crentes Confirmados na Fé e na Alma

(1.) Eles confirmaram as almas dos discípulos; isto é, eles inculcaram neles aquilo que era apropriado para confirmá-los (v. 22). Os jovens convertidos tendem a vacilar, e uma pequena coisa os choca. Seus velhos conhecidos imploram que não os abandonem. Aqueles que consideram mais sábios do que eles próprios apresentam o absurdo, a indecência e o perigo de uma mudança. Eles foram seduzidos, pela perspectiva de promoção, a seguir as tradições de seus pais; ficam assustados com o perigo de nadar contra a corrente. Tudo isso os tenta a pensar em fazer uma retirada a tempo; mas os apóstolos vêm e dizem-lhes que esta é a verdadeira graça de Deus na qual eles permanecem e, portanto, eles devem defender que não há perigo como o de perder sua parte em Cristo, nenhuma vantagem como a de manter seu domínio sobre Ele; que, quaisquer que sejam suas provações, eles terão força de Cristo para passar por elas; e, quaisquer que sejam as suas perdas, serão abundantemente recompensados. E isto confirma as almas dos discípulos; fortalece suas resoluções piedosas, na força de Cristo, de aderir a Cristo, custe o que custar. Observe que:

[1.] Aqueles que são convertidos precisam ser confirmados; aqueles que são plantados precisam estar enraizados. A obra dos ministros é estabelecer santos e também despertar pecadores. Non minor est virtus quam quoerere parta tueri – Reter às vezes é tão difícil quanto adquirir. Aqueles que foram instruídos na verdade devem conhecer a certeza das coisas nas quais foram instruídos; e aqueles que são resolvidos devem ser fixados em suas resoluções.

[2.] A verdadeira confirmação é a confirmação da alma; não é vincular o corpo por meio de penalidades severas aos apóstatas, mas vincular a alma. Os melhores ministros só podem fazer isso pressionando as coisas que são apropriadas para amarrar a alma; é a graça de Deus, e nada menos, que pode efetivamente confirmar as almas dos discípulos e impedir sua apostasia.

(2.) Eles os exortaram a continuar na fé; ou, como pode ser lido, eles os encorajaram. Disseram-lhes que era seu dever e interesse perseverar; permanecer na crença de que Cristo é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Observe que aqueles que estão na fé estão preocupados em continuar na fé, apesar de todas as tentações que possam sofrer para abandoná-la, dos sorrisos ou carrancas deste mundo. E é necessário que eles sejam frequentemente exortados a fazê-lo. Aqueles que estão continuamente rodeados de tentações de apostasia têm necessidade de ser continuamente acompanhados de urgentes exortações à perseverança.

(3.) O que eles mais insistiram foi que devemos, através de muitas tribulações, entrar no reino de Deus. Não só eles devem, mas nós devemos; deve-se contar com que todos os que irão para o céu deverão esperar tribulações e perseguições em seu caminho para lá. Mas será esta a maneira de confirmar as almas dos discípulos e de envolvê-los na continuidade da fé? Alguém poderia pensar que isso os chocaria e os deixaria cansados. Não, à medida que o assunto for exposto de maneira justa e considerado integralmente, isso ajudará a confirmá-los e fixá-los para Cristo. É verdade que eles enfrentarão tribulações, muitas tribulações; isso é o pior: mas então,

[1.] É assim designado. Eles devem passar por isso, não há remédio, o assunto já está resolvido e não pode ser alterado. Aquele que tem a disposição soberana sobre nós determinou que é nosso destino que todos os que viverem piedosamente em Cristo Jesus sofram perseguição; e aquele que tem o comando soberano sobre nós determinou que este é o nosso dever, que todos os que serão discípulos de Cristo devem tomar a sua cruz. Quando entregamos nossos nomes a Jesus Cristo, foi com isso que concordamos; quando nos sentamos e calculamos o custo, se calculamos corretamente, era com isso que contávamos; de modo que, se surgirem tribulações e perseguições por causa da palavra, é apenas o que antes tínhamos notado, assim será: ele executa o que está designado para nós. O assunto está resolvido de forma inalterável; e será para nós removida a rocha do seu lugar?

[2.] É o destino dos líderes do exército de Cristo, bem como dos soldados. Não é apenas você, mas nós que (se for considerado uma dificuldade) estamos sujeitos a isso; portanto, assim como seus próprios sofrimentos não devem ser uma pedra de tropeço para você, o mesmo ocorre com os nossos; veja 1 Tessalonicenses 3. 3. Que ninguém se comova com nossas aflições, pois vocês mesmos sabem que fomos designados para isso. Assim como Cristo não colocou os apóstolos em nenhum serviço mais difícil do que aquele que ele suportou antes deles, os apóstolos também não colocaram os cristãos comuns.

[3.] É verdade que devemos contar com muitas tribulações, mas é encorajador que possamos superá-las; não nos perderemos e pereceremos nelas. É um Mar Vermelho, mas o Senhor abriu um caminho através dele, para os remidos do Senhor passarem. Devemos enfrentar problemas, mas subiremos novamente.

[4.] Não apenas passaremos por isso, mas passaremos por isso para o reino de Deus; e a alegria e a glória do fim compensarão abundantemente todas as dificuldades e sofrimentos que possamos encontrar no caminho. É verdade que devemos passar pela cruz, mas é igualmente verdade que se continuarmos no caminho e não nos desviaremos nem voltaremos, e iremos para a coroa, e a perspectiva de acreditar nisso tornará a tribulação fácil e agradável.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/05/2024
Código do texto: T8069554
Classificação de conteúdo: seguro